25/08/2017 às 11:09, atualizado em 25/08/2017 às 16:48

PMDF homenageia mais de 200 militares e civis com a Medalha Tiradentes

Principal comenda da corporação foi entregue como reconhecimento da prestação de serviços relevantes à segurança pública

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Mais de 200 civis e militares foram agraciados nesta sexta-feira (25) com a mais elevada comenda da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF): a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier — Medalha Tiradentes. Entre os que receberam a condecoração estavam policiais, secretários de Estado, parlamentares, juízes, empresários e ministros.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou a honraria a parte dos homenageados.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou a honraria a parte dos homenageados. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A cerimônia ocorreu no pátio da Academia de Polícia Militar, no Setor Policial Sul. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou a honraria a parte dos homenageados.

“É com muita honra que, em nome da população de Brasília, entregamos esta homenagem como reconhecimento que cada um de vocês prestou de serviços relevantes, em especial para a Polícia Militar”, discursou.

Rollemberg destacou os atuais indicadores de redução de violência no DF, com o menor número de homicídios, no primeiro semestre deste ano, desde 2000. Por 100 mil habitantes, é o menor índice dos últimos 29 anos. “Claro que ainda não estamos satisfeitos, queremos avançar. Tenho a convicção de que melhoraremos com o apoio de todas as forças de segurança.”

O governador citou ainda melhorias recentes para a Polícia Militar, como a entrega de mais de 3 mil coletes balísticos e de mais de 5 mil rádios, o reforço de 145 viaturas e a inauguração do Batalhão de Motopatrulhamento Tático.

O que é a Medalha Tiradentes

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier faz parte da tradição da Polícia Militar do DF há mais de três décadas. Foi criada pelo Decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, e elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A honraria tem o propósito de prestar reconhecimento àqueles que se destacaram no exercício de suas funções e motivá-los a continuar o bom trabalho para a comunidade de Brasília.

A medalha também condecora cidadãos que contribuíram de maneira relevante com as atividades desempenhadas pela PMDF e, consequentemente, com a segurança pública.

“Os ideais e o exemplo de coragem de Tiradentes inspiram o trabalho da nossa corporação na preservação da ordem, na promoção da tranquilidade pública e no esforço cotidiano de garantir o direito universal da paz a todos os brasileiros”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, durante a solenidade. Ele lembrou que hoje é comemorado o Dia do Soldado.

A lista dos condecorados está publicada no Diário Oficial do DF desta sexta-feira, que também apresenta a formalização da composição do Conselho da Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na solenidade de outorga da Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier — Medalha Tiradentes.

Edição: Marina Mercante