25/08/2017 às 16:47, atualizado em 28/08/2017 às 08:53

Viva Brasília é destaque em encontro do BID sobre segurança cidadã

Evento em São Paulo reuniu diversos especialistas para discutir ressocialização, monitoramento do uso da força e prevenção da violência juvenil

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública

O programa do governo do DF Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida foi destaque no seminário do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que ocorreu no início do mês, em São Paulo.

A apresentação foi conduzida pelo Instituto Sou da Paz, que, no início deste ano, divulgou um balanço das oito principais políticas de segurança desenvolvidas no País.

A ideia foi avaliar a efetividade das ações de segurança promovidas pelas unidades da Federação, segundo a palestrante e assessora do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Reunimos os gestores para compartilhar experiências e descobrir os desafios e aprendizados de cada unidade federativa participante”, disse a pesquisadora da organização não governamental.

De acordo com o balanço, o Viva Brasília trouxe uma nova forma de abordar o problema da segurança pública ao combater as causas.

Desde que foi implementado, o programa brasiliense, coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, contribui para a redução dos índices de criminalidade.

Como exemplo, está a diminuição de 6,3% de crimes violentos letais intencionais — homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte — quando comparado o primeiro semestre de 2015 e o de 2016.

Além do DF, foram apresentadas as políticas de segurança pública de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida

O programa criado em 2015 tem como meta reduzir os índices de criminalidade no DF. A intenção também é aumentar a confiança, promover a melhoria da prestação de serviços públicos e prevenir a violência nas áreas de vulnerabilidade social e criminal.