04/09/2017 às 10:06, atualizado em 04/09/2017 às 11:21

São Sebastião e Fercal entram no rodízio de água na quarta (6)

Setores Habitacionais Contagem, Boa Vista, Grande Colorado e Mansões Sobradinho também serão incluídos no revezamento

Por Da Agência Brasília, com informações da Caesb

As regiões administrativas de São Sebastião e da Fercal e os Setores Habitacionais Contagem, Boa Vista, Grande Colorado e Mansões Sobradinho entrarão no rodízio de fornecimento de água na quarta-feira (6). Cerca de 150 mil habitantes serão afetados pela medida.

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), os locais são abastecidos por poços tubulares profundos e captações superficiais que tiveram a produção reduzida com o aumento da estiagem em Brasília.

[Olho texto=”O abastecimento de água, depois de interrompido, retorna de forma gradativa para que não haja danos às estruturas físicas, o que agravaria ainda mais a situação” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A diminuição da disponibilidade hídrica, o crescimento da demanda de água devido ao calor e à baixa umidade, além do grande número de ligações clandestinas nessas regiões, são fatores que intensificam o estado crítico de abastecimento.

O rodízio ocorrerá no ciclo de seis dias, com o fornecimento interrompido em áreas específicas durante 24 horas.

Nos dois dias seguintes à interrupção, a localidade estará no modo de estabilização do sistema. O abastecimento de água não retorna de imediato, mas de forma gradativa para que não haja danos às estruturas físicas, o que agravaria ainda mais a situação.

Funcionará assim: haverá um dia de corte (24 horas), dois dias em fase de estabilização e três com abastecimento normalizado, e assim continuamente, até que o rodízio não seja mais necessário.

[Relacionadas]

Segundo a Caesb, a medida vai perdurar pelo tempo necessário para restabelecer as condições de segurança hídrica do abastecimento pelos reservatórios de água.

Informações sobre o cronograma estarão no site da companhia e poderão ser obtidas também pelo telefone 115.