05/09/2017 às 10:16, atualizado em 19/09/2017 às 14:28

Concursos premiarão iniciativas sustentáveis no DF

Serão ofertados prêmios em dinheiro e certificados. Recursos vêm do Fundo Único do Meio Ambiente do DF (Funam), e inscrições são gratuitas

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Está aberto até 9 de outubro o prazo para participar de dois concursos coordenados pela Secretaria do Meio Ambiente que premiarão ações sustentáveis locais: o Prêmio de Iniciativas Rurais — Jorg Zimmermann e o Prêmio Espaços Educadores Sustentáveis. Ambos ocorrem pela primeira vez.

O primeiro concurso homenageia o agrônomo e especialista em Cerrado e Amazônia falecido em 2014. Até dez iniciativas do segmento agricultura familiar serão premiadas com R$ 15 mil cada uma. Outras dez, do segmento de médios e grandes agricultores, serão condecoradas com certificados de honra ao mérito.

[Olho texto='”A agenda ambiental vai ganhar amplitude nos diferentes segmentos da sociedade se a gente mostrar que isso traz coisas positivas”‘ assinatura=”André Lima, secretário do Meio Ambiente” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já o Prêmio Espaços Educadores Sustentáveis recompensará dez trabalhos, com R$ 20 mil cada um. Serão cinco experiências de educação para sustentabilidade que atuem na educação não formal, e outras cinco na formal.

“A agenda ambiental precisa ser compreendida como uma agenda positiva, e, para isso, precisamos premiar quem faz certo, quem faz bem feito”, justifica o secretário do Meio Ambiente, André Lima. “Ela vai ganhar amplitude nos diferentes segmentos da sociedade se a gente mostrar que isso traz coisas positivas”, completa.

Os editais com os respectivos anexos podem ser acessados no site da secretaria.

Inscrições vão até 9 de outubro

As inscrições são gratuitas, e os recursos para a premiação vêm do Fundo Único do Meio Ambiente do DF (Funam). Os interessados devem entregar a documentação prevista nos editais, em envelope lacrado, no protocolo da Secretaria do Meio Ambiente (SEPN 511, Bloco C, 4º andar, Edifício Bittar), até as 17 horas de 9 de outubro.

[Olho texto=”As inscrições são gratuitas, e os recursos para a premiação vêm do Fundo Único do Meio Ambiente do DF (Funam)” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Nesta quinta (7), Dia da Independência, não haverá expediente.

Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, instituições públicas ou privadas e organizações civis. As iniciativas serão avaliadas por comissões julgadoras, e os vencedores serão conhecidos em 27 de outubro.

O resultado será divulgado no site da Secretaria do Meio Ambiente e publicado no Diário Oficial do DF.

1º Prêmio de Iniciativas Rurais — Jorg Zimmermann e 1º Prêmio Espaços Educadores Sustentáveis

Inscrições até 9 de outubro

Editais e anexos no site da secretaria

Informações:

E-mails: premiorurais.sema@gmail.com ou premioeducadores.sema@gmail.com

Telefone: (61) 3321-5608

Presencialmente: SEPN 511, Bloco C, 4º andar, Comissão Permanente de Licitação, Edifício Bittar (de segunda a sexta, das 9 às 17 horas)

Edição: Marina Mercante