06/09/2017 às 08:55, atualizado em 06/09/2017 às 19:37

Detran altera trânsito e organiza acessos ao desfile da Independência

Vias S1 e N1 serão interditadas a partir das 22 horas desta quarta (6). Além das Forças Armadas e instituições policiais, 820 alunos da rede pública vão marcar presença na festa cívica

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Diferentemente do informado, as estações de metrô estarão abertas das 6 às 19 horas na quinta-feira (7) — e não das 7 às 19 horas

No dia em que se comemora o 195º ano da independência do Brasil em relação a Portugal, um grande desfile cívico-militar celebrará a data, neste 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios.

O evento exigirá medidas para facilitar o acesso do público e a mobilidade no trânsito. As Vias S1, na altura da Catedral Metropolitana de Brasília, e N1, próximo ao acesso pela L4 Norte, serão interditadas a partir das 22 horas desta quarta-feira (6).

As Via S2 e N2 serão utilizadas como rotas alternativas, e locais de acesso aos estacionamentos dos anexos dos ministérios e do Supremo Tribunal Federal (STF) estarão abertos ao público em geral.

Os acessos aos túneis do Itamaraty e da Catedral, sentido S1, estarão fechados. A liberação das vias ocorrerá no início da tarde e está condicionada à desocupação total das pistas pelos pedestres.

Interdição de vias para o desfile de 7 de setembro

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará a segurança das vias, que inclui fiscalização constante com a presença de guinchos.

O ponto alto da celebração será o desfile militar, que envolverá tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, viaturas, cavaleiros e integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial, além do tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça.

O percurso será feito pela Via N1, do Ministério da Justiça até o da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Alunos de escola pública desfilarão

Participarão do desfile 820 estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. O tema da participação estudantil será a sustentabilidade e os quatro elementos da natureza.

[Olho texto=”Tema da participação dos estudantes da rede pública de Brasília no desfile será a sustentabilidade e os quatro elementos da natureza” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Haverá participação especial dos alunos do projeto Ginástica nas Quadras. O programa tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar, prioritariamente idosos, por meio da oferta de práticas esportivas e atividades sociais gratuitas.

Também marcará presença o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com oito veículos e seis motos.

Caesb distribuirá 21 mil litros de água

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai proporcionar uma estrutura especial ao público que for assistir ao desfile.

No total serão oferecidos cerca de 21 mil litros de água potável. Estarão distribuídos no espaço do evento dois caminhões com caixa d’água de 5 mil litros cada um e cinco veículos de menor porte com caixas de 500 litros.

Essas estruturas ficarão no gramado central da Esplanada do Ministérios das 7 às 11 horas. Outras sete caixas de 500 litros cada uma serão instaladas em pontos estratégicos próximos dos ministérios.

[Olho texto=”Caminhões e caixas com água potável estarão em pontos estratégicos da Esplanada à disposição do público” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Serão montadas ainda 10 cubas para fornecimento de água nas tendas para atender unidades da Secretaria de Saúde, do Corpo de Bombeiros e do Exército.

Limpeza pública e bombeiros

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) colocará à disposição 90 garis para trabalhar em pontos estratégicos no feriado.

O esquema de limpeza contará também com um caminhão coletor, um caminhão-caçamba e um caminhão-pipa, todos com garis.

O Corpo de Bombeiros Militar do DF mobilizou esquema especial para cumprir suas atribuições legais, com aparato de prevenção de acidentes e incêndios, de salvamentos e de atendimento pré-hospitalar.

A estrutura para o dia do desfile contará com 58 militares, 22 viaturas e um posto de comando para atendimento pré-hospitalar, incêndio e salvamento.

Transporte público

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que, na quinta (7), os ônibus seguirão a tabela dos domingos — com 40% da frota.

Devido ao desfile na Esplanada dos Ministérios, todas as linhas que ligam as regiões administrativas à Rodoviária do Plano Piloto serão reforçadas. O aumento das viagens ocorrerá de acordo com a demanda.

As estações de metrô estarão abertas das 6 às 19 horas na quinta-feira (7).

Ambulantes terão regras para vender produtos

A Secretaria das Cidades informou que 23 ambulantes estão cadastrados para participar do evento de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios.

Para segurança da população, não será permitido vender bebidas alcoólicas, sucos e refrigerantes em garrafas de vidro.

Também estão vetados pipas, balões infláveis e quaisquer brinquedos flutuantes que possam colocar em risco a participação das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça. Churrasquinhos deverão ser vendidos em pratos plásticos, de papelão ou isopor, e não em espetos.

Edição: Vannildo Mendes