18/09/2017 às 21:14, atualizado em 19/09/2017 às 20:14

Segunda edição do ConectaIF é aberta nesta segunda-feira (18)

Evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília em parceria com o governo local vai até 23 de setembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Governador participou de cerimônia de abertura

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

A segunda edição do ConectaIF — Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi aberta na noite desta segunda-feira (18), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento, que reúne diversas atividades, é gratuito e vai até 23 de setembro.

Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 18/9/2017 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília. A segunda edição do ConectaIF — Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi aberta na noite desta segunda-feira (18), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento, que reúne diversas atividades, é gratuito e vai até 23 de setembro. Acompanhado do secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, do secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Tiago Coelho, e do reitor do IFB, Wilson Conciani, o governador Rollemberg visitou ambientes do ConectaIF.

Acompanhado do reitor do IFB, Wilson Concian, do secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, e do secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Tiago Coelho, o governador Rollemberg visitou ambientes do ConectaIF. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Nos seis dias de encontro, 17 eventos ocorrerão simultaneamente. Há, por exemplo, competições, rodas de conversas, feiras de estágio e emprego e um festival de arte e cultura. A iniciativa é do Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com o governo de Brasília e o Ministério da Educação.

Presente à cerimônia de abertura, o governador Rodrigo Rollemberg falou sobre a importância dos institutos federais: “A educação técnica e tecnológica é uma necessidade da nossa cidade e do nosso País”.

Ele destacou que apesar do momento de crise, inclusive nacional, Brasília aumentou os recursos em ciência, tecnologia e inovação. A edição da Campus Party na cidade, os editais para startups da FAP-DF e a construção do Biotic – Parque Tecnológico foram exemplos citados pelo governador.

[Olho texto='”A educação técnica e tecnológica é uma necessidade da nossa cidade e do nosso País”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A expectativa é que 50 mil pessoas passem pelo evento. A programação completa está disponível no portal do ConectaIF. O governador visitou parte dos estandes do IFB.

Na abertura, o reitor da instituição, Wilson Conciani, falou sobre o impacto da evolução tecnológica na sociedade e sobre o papel dos institutos. “As escolas têm o papel de formar alunos não apenas com conhecimento técnico, mas com capacidade de comunicação e de organização social”, opinou.

Após a solenidade, a palestra inaugural será feita pelo gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft na América Latina, Rogério Boros. O especialista defende o poder do meio digital na educação como forma de empoderar os alunos.

Com formação iniciada na Universidade de Brasília, Boros se especializou em diferentes locais renomados, incluindo estudos nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Veja a íntegra do pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na abertura da segunda edição do ConectaIF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Edição: Vannildo Mendes