20/09/2017 às 18:25, atualizado em 20/09/2017 às 18:48

Ação na Estação 112 Sul de metrô apoia a causa da pessoa com deficiência

Haverá palestras esclarecedoras de direitos, atendimento da Defensoria Pública, oficinas de tratamentos estéticos, exames de vista e aferição de pressão e glicemia

Por César Filho, da Agência Brasília

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nesta quinta-feira (21), a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos promoverá uma série de atividades na Estação 112 Sul de metrô.

O dia nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei n° 11.113, de 14 de julho de 2015. A data chama a atenção para a inclusão das pessoas com deficiência e foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore.

A ação ocorrerá das 9 horas às 12h30 e contará com atendimentos ao público e palestras sobre direitos das pessoas com deficiência, ministradas por membros da Defensoria Pública do Distrito Federal.

[Numeralha titulo_grande=”22,23%” texto=”Porcentual da população do DF que apresenta algum tipo de deficiência, segundo estudo da Codeplan” esquerda_direita_centro=”direita”]

Exames de vista e de glicemia e aferição de pressão estarão disponíveis no evento. Os visitantes também poderão usufruir de tratamentos estéticos, como corte de cabelo unissex, design de sobrancelhas e oficinas de maquiagem com consultoras.

Equipes formadas por pessoas com deficiência farão apresentações de dança, musicais e teatrais. O grupo Avivart, por exemplo, fará performance de dança em cadeiras de rodas.

A banda Refrão de Mármore, composta por pessoas com deficiência visual, fará exibição musical. Já o grupo Teatro Surdo, com deficiência auditiva, apresentará o espetáculo Dr. Zaza e a Boneca.

O Perfil da Deficiência no DF, estudo de 2013 da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), mostra que 22,23% da população do DF apresenta algum tipo de deficiência.

A Secretaria do Trabalho tem uma rede de proteção à pessoa com deficiência. Dela fazem parte instituições conveniadas e mais:

  • A Central de Libras – que atende mais de 1,3 mil pessoas por mês
  • A Agência do Trabalhador para Pessoas com Deficiência – que atende uma média de 300 pessoas por mês
  • Gerência de Oportunidade de Emprego para Pessoas com Deficiência

Por meio de convênios, a pasta também promove ações de acolhimento, reabilitação e habilitação para pessoas com deficiência. Existem 1,2 mil vagas para esses fins em 11 instituições.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21 de setembro (quinta-feira)

Das 9 horas às 12h10

Na Estação 112 Sul de metrô

Edição: Vannildo Mendes