21/09/2017 às 15:27, atualizado em 21/05/2018 às 11:58

Governo promove reflexão sobre qualidade de vida no Dia Mundial Sem Carro

Programação especial nesta sexta-feira (22) inclui lançamento do Guia de Urbanização, apresentações culturais e diálogos sobre impacto dos automóveis no meio ambiente

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Gestão do Território

O governo de Brasília promove nesta sexta-feira (22), por ocasião do Dia Mundial Sem Carro, uma série de ações voltadas para a cidadania e a qualidade de vida. A ideia é provocar reflexões na população sobre o impacto do uso dos automóveis no meio ambiente.

Uma tenda central estará montada no estacionamento da Quadra 6 do Setor Comercial Sul (SCS), em frente à W3 Sul, com atividades que envolvem mobilidade urbana, diálogos e apresentações culturais.

Estão à frente da iniciativa as Secretarias de Mobilidade e de Gestão do Território e Habitação, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e a Administração Regional do Plano Piloto.

[Olho texto=”O Geoportal contém o mapa dinâmico do DF, que permite consultar informações urbanísticas sobre lote, região e malha viária” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além do estacionamento central da quadra, o espaço destinado a carros em frente à sede da pasta de Gestão do Território terá acesso restrito.

Tudo isso para permitir aos visitantes a apropriação das áreas centrais do setor, normalmente monopolizadas por veículos.

A programação será aberta às 10h30 e se estenderá até as 19 horas. Mas, a partir das 8 horas, os transeuntes já poderão visitar uma exposição no estacionamento com os principais programas e projetos do governo em prol da mobilidade e por uma cidade mais acolhedora.

Entre as ações está a produção de um Guia de Urbanização, que será lançado às 11 horas. É uma publicação on-line com instruções para elaboração de projetos em espaços públicos. O objetivo é orientar a produção de modelos que beneficiem a mobilidade ativa e a acessibilidade universal.

A partir das 15 horas, a Secretaria de Gestão do Território apresentará uma de suas principais ferramentas, o Geoportal, com o mapa dinâmico do DF.

A plataforma reúne dados georreferenciados oficiais do território, que permitem ao usuário consultar informações urbanísticas sobre seu lote e região, bem como identificar a malha viária e cicloviária de Brasília.

Veja toda a programação do Dia Mundial Sem Carro.