27/09/2017 às 17:01, atualizado em 28/09/2017 às 19:02

Buriti recebe exposição do arquiteto esloveno Jože Plečnik

Mostra será aberta nesta quinta (28), às 19 horas, e poderá ser visitada no Salão Branco do palácio até 13 de outubro

Por Da Agência Brasília

A exposição A Liubliana de Plečnik, de obras do arquiteto esloveno Jože Plečnik, poderá ser visitada no Salão Branco do Palácio do Buriti a partir desta quinta-feira (28). O vernissage será às 19 horas, e a mostra ficará aberta ao público até 13 de outubro, das 8 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Considerado o maior profissional de arquitetura da Eslovênia de todos os tempos e um dos mais importantes do século 20 e do Leste Europeu, Plečnik tem obras expostas em vários lugares da Europa, como em Praga, na República Tcheca; Viena, na Áustria; e Belgrado, na Sérvia.

Inspirados principalmente na arquitetura ateniense, diversos trabalhos do esloveno foram indicados para tombamento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2018.

A coletânea que os brasilienses vão apreciar já foi apresentada em outras cidades do mundo e é promovida pela Embaixada da Eslovênia para marcar os 145 anos de nascimento e os 60 anos de morte do arquiteto. Além disso, celebra os 25 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre aquele país e o Brasil.

[Olho texto='”A sua arquitetura (de Plečnik) oferece soluções universais e ainda é atual”‘ assinatura=”Mojca Grandovec, oficial de Cultura, Comunicação e Diplomacia Pública, da Embaixada da Eslovêniaesquerda

Segundo a oficial de Cultura, Comunicação e Diplomacia Pública, da embaixada eslovena, Mojca Grandovec, Plečnik tem a mesma importância para aquele país e sua capital que Oscar Niemeyer para Brasília e o Brasil. “Independentemente dos estilos de arquitetura do começo do século 20, ele desenvolveu o seu próprio estilo, atemporal e cheio de simbolismo. A sua arquitetura oferece soluções universais e ainda é atual.”

A mostra é mais uma iniciativa do programa Brasília Cidadã, que visa, entre outros objetivos, à abertura dos espaços públicos para a população.

Depois do Buriti, a exposição segue para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), onde permanece de 1° a 18 de novembro. De Brasília, vai para São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Exposição A Liubliana de Plečnik

Abertura:

28 de setembro (quinta-feira)

Às 19 horas

Visitação:

Até 13 de outubro (sexta-feira)

De segunda a sexta

Das 8 às 18 horas

No Salão Branco do Palácio do Buriti (Eixo Monumental)

Entrada gratuita

Edição: Raquel Flores