27/09/2017 às 15:07, atualizado em 27/09/2017 às 19:18

FCO e FDCO poderão financiar a indústria de defesa

Permissão para uso dos recursos do Fundo de Financiamento Constitucional do Centro-Oeste e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste foi deliberada nesta quarta-feira (27), em reunião do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

O Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste aprovou nesta quarta-feira (27) o financiamento da indústria de defesa com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). O colegiado é vinculado ao Ministério da Integração Nacional.

O superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira; o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira; o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A liberação foi uma das pautas da reunião ordinária do grupo, na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), no Setor Bancário Norte.

Presente no encontro, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou a importância da medida. “É uma indústria importante para o País e tem várias aplicações além da defesa”, disse.

“Temos todo o interesse de receber indústrias de base tecnológica que tenham vinculação com essa área”, completou Rollemberg, em referência ao Biotic — Parque Tecnológico.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, explicou que a indústria de defesa produz, por exemplo, tecnologia da informação e fardamentos. De acordo com ele, a base industrial tem cerca de 60 mil empregos diretos e 240 mil indiretos, e encontra-se concentrada nas Regiões Sul e Sudeste do País.

“Estamos criando oportunidade, a partir dessa decisão, para que essa indústria que é tão importante em termos de emprego, de tecnologia e de impostos, possa chegar até o Centro-Oeste”, frisou Jungmann.

“Isso é muito importante para o desenvolvimento de qualquer região e também para a soberania e defesa nacionais”, finalizou.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, presidiu a reunião de hoje.

Nova previdência social do DF

Antes de participar do encontro, o governador Rodrigo Rollemberg conversou com jornalistas sobre a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 122 pela Câmara Legislativa na madrugada de hoje.

“Foi uma vitória de toda a cidade. Com ele, vamos reestruturar a previdência e garantir o pagamento em dia aos aposentados, aos servidores e às empresas terceirizadas. Com isso, todos ganham. Ganham os servidores públicos em função dessa segurança e ganha a cidade, pois vamos garantir a retomada do desenvolvimento econômico”, avaliou Rollemberg.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Adelmir Santana, apontou, nesta manhã, a importância da mudança para a economia.

Ele ressaltou que o montante que todos os meses o Executivo saca do caixa do Tesouro local para complementar as aposentadorias agora pode ser liberado para outras atividades. “Isso fomenta a criação de empregos e de renda, o que é bom para o comércio e é bom para os serviços”.

Para Santana, a falta de garantia do pagamento de salários prejudica a confiança do consumidor em fazer uso de crédito e novas aquisições.

Edição: Paula Oliveira