28/09/2017 às 21:03, atualizado em 28/09/2017 às 21:43

Mostra de arquiteto esloveno pode ser visitada no Buriti até 13 de outubro

Exposição de obras de Jože Plečnik foi lançada na noite desta quinta (28), com cerimônia no Salão Branco do palácio

Por Da Agência Brasília

Com entrada gratuita, a exposição A Liubliana de Ple?nik, de obras do arquiteto esloveno Jože Ple?nik, está aberta ao público até 13 de outubro, no Salão Branco do Palácio do Buriti, das 8 às 18 horas. A cerimônia de inauguração foi nesta quinta-feira (28) e contou com a presença do embaixador da República da Eslovênia, Alain Brian Bergant.

O embaixador da República da Eslovênia, Alain Brian Bergant, a colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, e o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade.

O embaixador da República da Eslovênia, Alain Brian Bergant, a colaboradora do governo Márcia Rollemberg e o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Ple?nik tem obras expostas em vários lugares da Europa, como Praga, na República Tcheca, Viena, na Áustria, e Belgrado, na Sérvia. A coletânea que poderá ser vista na sede do governo de Brasília já foi apresentada em outras cidades do mundo e é promovida pela Embaixada da Eslovênia para marcar os 145 anos de nascimento e os 60 anos de morte do arquiteto. Celebra ainda os 25 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o país europeu e o Brasil.

A mostra é mais uma iniciativa do Brasília Cidadã, que visa, entre outros objetivos, à abertura dos espaços públicos para a população. A colaboradora do governo e coordenadora do programa, Márcia Rollemberg, também participou do vernissage nesta noite.

Depois do Buriti, a exposição dos trabalhos de Ple?nik segue para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), onde fica de 1° a 18 de novembro. De Brasília, vai para São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).