02/10/2017 às 11:59, atualizado em 02/10/2017 às 13:22

Cidades Limpas chega ao Jardim Botânico

Lago Sul e Jardins Mangueiral também receberão a força-tarefa do programa, que segue com os trabalhos por três semanas

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Tiveram início nesta segunda-feira (2), e seguem até o dia 20, as atividades de limpeza, conservação e revitalização do programa Cidades Limpas no Jardim Botânico, no Lago Sul e no Setor Habitacional Jardins Mangueiral.

Jardim Botânico, Lago Sul e Jardins Mangueiral receberão a força-tarefa do programa Cidades Limpas, que segue com os trabalhos por três semanas.

Jardim Botânico, Lago Sul e Jardins Mangueiral receberão a força-tarefa do programa Cidades Limpas, que segue com os trabalhos por três semanas. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Coordenadas pela Secretaria das Cidades, as ações envolverão, em três semanas de trabalho, 236 pessoas, entre servidores públicos e funcionários de empresas com as quais o governo de Brasília mantém contratos.

Haverá ações de tapa-buracos, poda de árvores, capina e roçagem, remoção de entulhos e de carcaças abandonadas, recuperação de sinalização de trânsito e de iluminação pública, além de manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

“A população será orientada para não deixar que os recipientes acumulem água. É um momento importante para que a gente siga na trilha de evitar a proliferação do mosquito”, destacou o secretário das Cidades, Marcos Dantas, ao falar sobre o início do período chuvoso.

Ação ocorrerá por três semanas

Nesta 25ª edição do programa, na primeira semana os trabalhos ficarão concentrados no Jardim Botânico. Além de todos os serviços prestados no mutirão, as equipes vão retirar outdoors irregulares no Parque Bernardo Sayão.

[Olho texto=”“A população será orientada para não deixar que os recipientes acumulem água. É um momento importante para que a gente siga na trilha de evitar a proliferação do mosquito (Aedes aegypti)”” assinatura=”Marcos Dantas, secretário das Cidades” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A remoção é um pedido do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), responsável pela área de preservação.

Nas semanas seguintes, de 9 a 20 de outubro, os trabalhos da força-tarefa ocorrerão no Lago Sul e no Setor Habitacional Jardins Mangueiral.

Entre as ações previstas está o mutirão de limpeza nas margens do Lago Paranoá. No Mangueiral, um dos focos é a retirada de entulho.

Lançado em novembro de 2016, o programa Cidades Limpas já passou por: Gama, Itapoã, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Fercal, Sobradinho II, Vila Planalto, Guará, Sobradinho, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Águas Claras e Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan).

Edição: Paula Oliveira