06/10/2017 às 16:50, atualizado em 09/10/2017 às 09:28

Dia da Criança tem programação variada ao longo de outubro

Diversos órgãos do governo promovem atividades para celebrar a data, comemorada no dia 12

Por César Filho, da Agência Brasília

Para marcar o Dia da Criança (12 de outubro) em Brasília, diversos órgãos do governo promoverão atividades ao longo do mês. A comemoração inicia-se já neste sábado (7), no Núcleo Hortícola Suburbano da Vargem Bonita.

Das 14 às 18 horas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e a Administração Regional do Park Way oferecem diversão à criançada com brinquedos infláveis, jogos esportivos, oficinas e distribuição de pipoca, algodão-doce, picolé e cachorro-quente.

No mesmo dia, em Ceilândia, a data será celebrada na Praça da Bíblia (Setor P Norte), das 13 às 18 horas. No Gama, a festa ocorre na terça-feira (10), no Parque Leste (Ponte Alta Norte), das 8 horas ao meio-dia.

Direito de Ser Criança, Direito de Ser Feliz

Em parceria com outros órgãos, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude preparou uma extensa programação com o tema Direito de Ser Criança, Direito de Ser Feliz. Parte do Criança Candanga, as atrações podem ser encontradas no portal do programa.

Na Estrutural, por exemplo, no dia 14, haverá brincadeiras na Praça Central, das 8 às 13 horas. Planaltina e Ceilândia também recebem programas infantis, no mesmo horário, em 21 e 28 de outubro, respectivamente, com locais a serem definidos.

Os eventos nessas três regiões administrativas contam com a participação do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal.

Jogos no Mané Garrincha e piquenique na Torre de TV

Na quinta-feira (12), o gramado do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha estará dividido em minicampos para jogos com crianças dos 11 centros olímpicos e paralímpicos do DF. Haverá futebol, pingue-pongue com os pés, queimada, golzinho, vôlei e basquete. As disputas serão das 8 horas ao meio-dia.

Ainda no próprio Dia da Criança, a Torre de TV abriga um piquenique, a partir das 13h30, com show de marionetes, teatros infantis com Trupe Raiz do Circo, Trupe Mirabolantes e acrobacias de solo, entre outros entretenimentos.

Zoológico terá tenda educativa do DER-DF

O Jardim Zoológico de Brasília, na L4 Sul (Avenida das Nações), recebe no dia 12 a tenda educativa do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), teatro de fantoches, jogos educativos e exposição de animais taxidermizados (empalhados).

Os ingressos custam R$ 10 a inteira. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (pessoas acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para menores de 5 anos e pessoas com deficiência, o acesso é livre.

Edição: Raquel Flores