10/10/2017 às 10:25

UBS 2 de Brazlândia promove atividades para estreitar relação entre pais e adolescentes

Reuniões semanais com os responsáveis abordam temas específicos da faixa etária. Programa da Saúde na unidade básica oferece ainda aos jovens e à comunidade técnica corporal em grupo para liberar estresse

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Orientar pais e filhos a lidar com os desafios da adolescência é a tônica de um trabalho desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Brazlândia. A proposta consiste em atendimentos em grupo e consultas para estreitar a relação familiar, bem como melhorar o comportamento dos jovens.

A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), um grupo de especialistas que auxilia as equipes da Estratégia Saúde da Família.

[Olho texto=”“Muitas vezes, as dificuldades que eles (os jovens) trazem estão relacionadas ao convívio familiar”” assinatura=”Marcelo Amaral, hebiatra da UBS 2 de Brazlândia” esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma das atividades é o Grupo de Pais, que ocorre toda quarta-feira, a partir das 14 horas. Nas reuniões, destinadas apenas aos cuidadores, entram em pauta conflitos familiares, tipos de violência, superproteção parental e negligência. Também é debatida a dificuldade dos responsáveis em lidar com temas da adolescência (sexualidade, autonomia, responsabilidade e independência).

“Em muitas situações, as dinâmicas familiares causavam o aparecimento de desajustes emocionais, com quadros de depressão e crises de ansiedade, agressividade, automutilação, tentativas de suicídio, transtornos alimentares e uso abusivo de álcool e outras drogas”, elenca o pediatra Marcelo Amaral, idealizador do projeto.

No Nasf, atuam com o médico um fisioterapeuta, uma terapeuta ocupacional, uma assistente social e um farmacêutico.

Técnica corporal ajuda a aliviar estresse

Outra atividade em grupo, desta vez tanto para os jovens como para os pais, baseia-se em uma técnica corporal chamada T.R.E. (sigla em inglês para Tension and Trauma Releasing Exercises; em tradução livre, Exercícios para Liberar Tensão e Trauma).

[Numeralha titulo_grande=”888″ texto=”Quantidade de participantes do Grupo de Pais em 2016″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O médico explica que a metodologia provoca a descarga do nível de ativação do sistema nervoso autônomo, relacionado a muitos dos sintomas de estresse e de transtornos mentais.

Os participantes fazem uma sequência de exercícios para induzir tremores espontâneos no corpo, o que, além de aliviar o estresse, produz relaxamento e melhora o sono, entre outros benefícios.

As sessões para prática do método são abertas à comunidade em geral e ocorrem na UBS 2 às sextas-feiras, das 7h30 às 9 horas. Outros três horários de T.R.E. são oferecidos em Brazlândia:

  • UBS 1: às terças, das 16 horas às 17h30
  • Salão do Santuário Menino Jesus: às quartas, das 8h30 às 10h30
  • Incra 8: às quintas, das 15 horas às 16h30

Em 2016, houve 47 encontros do Grupo de Pais em Brazlândia, que reuniram 888 participantes. Já os exercícios de T.R.E. foram praticados por 1.263 pessoas, entre pais, adolescentes e a comunidade em geral, em 121 sessões.

Atividades voltadas a adolescentes em Brazlândia ocorrem desde 2004

Parte do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente, o serviço funciona há 13 anos em Brazlândia — de 2004 a 2016, foi oferecido na UBS 1, e, a partir deste ano, na UBS 2. Amaral conta que começou apenas com atendimento em consultório.

“Percebi, porém, que apenas a consulta não supria todas as necessidades dos jovens dessa região. Muitas vezes, as dificuldades que eles trazem estão relacionadas ao convívio familiar”, observa Marcelo Amaral, que também é hebiatra (especialista em saúde do adolescente).

Atividades do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em Brazlândia

Grupo de Pais

Toda quarta-feira

Às 14 horas

 

Sessões de T.R.E. (Exercícios para Liberar Tensão e Trauma)

Às sextas-feiras

Das 7h30 às 9 horas

Na UBS 2 de Brazlândia

Vila São José, Quadra 45, Área Especial 1

(61) 3391-1771 / 3391-5355