11/10/2017 às 20:13, atualizado em 04/07/2018 às 15:06

União de Cidades Capitais Ibero-americanas completa 35 anos nesta quinta (12)

Brasília é membro nato da UCCI, que prevê a cooperação entre municípios em esferas como segurança pública, cultura e desenvolvimento econômico

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

A União de Cidades Capitais Iberoamericanas (UCCI), organização da qual Brasília faz parte desde 1986, completa 35 anos nesta quinta-feira (12). O grupo é formado por 30 cidades — 25 membros natos e cinco observadores — e tem o objetivo de ser um fórum para troca de informações e experiências.

Entre os temas debatidos estão segurança pública, participação social, cultura, desenvolvimento econômico e juventude.

A entidade prevê também a cooperação entre os membros, com a construção de um diálogo fundamentado na promoção da paz e da solidariedade entre as cidades ibero-americanas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em 13 de abril, a Brasília recebeu da organização o título de Capital Ibero-americana da Paz, pelo programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida. A honraria vale para o biênio 2017-2018 e se deveu ao conjunto de políticas públicas adotadas contra a violência e pelo fato de a cidade abrigar forte presença diplomática sem ocorrência de xenofobia (em linhas gerais, aversão e temos a pessoas e valores estrangeiros).

O título é compartilhado com Madri, na Espanha, pela iniciativa de provocar a reflexão sobre o assunto.

Brasília ocupa a vice-presidência temática de Governança, à qual estão subordinados os comitês setoriais de Descentralização, Fazenda e Finanças Municipal; Novas Tecnologias, Segurança e Polícia Municipal; e Cultura.

Para o aniversário, será editado o livro UCCI 1982-2017 — 35 años de historia y trabajo al servicio de las ciudades, com o panorama de atuação no período.

Edição: Raquel Flores