17/10/2017 às 11:11

IFB recebe inscrições para processo seletivo até sexta (20)

São oferecidas mais de 2 mil vagas gratuitas para o ensino médio integrado. Instituto Federal de Brasília aceita pedido de reserva para quem vem de escola pública e grupos que são alvo de ações inclusivas

Por Da Agência Brasília, com informações do IFB

O Instituto Federal de Brasília (IFB) encerra nesta semana as inscrições para o processo seletivo dos cursos de ensino médio integrado. Entre as opções estão agroindústria, no Campus Planaltina, equipamentos biomédicos, no Campus Ceilândia, e gestão pública, no Campus Brasília.

São oferecidas ao público mais de 2 mil vagas gratuitas, e as inscrições devem ser feitas via on-line, pelo site do instituto, até sexta-feira (20). O IFB aceita reserva de vagas para quem vem de escolas públicas e para grupos que são alvo de ações inclusivas.

É o caso de pessoas com deficiência e das que se autodeclarem pretas, pardas ou indígenas, além daquelas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

[Olho texto=”O IFB faz reserva de vagas para aluno de escola pública, grupos étnicos, pessoas com deficiência e de baixa renda” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Quem se encaixa nessas características pode solicitar a reserva no ato da inscrição on-line. A seguir, deve procurar o Campus do IFB no qual selecionou o curso e entregar, até 23 de outubro, formulários específicos descritos nos editais e os documentos que comprovem suas declarações.

Para comprovar ser oriundo da rede pública, o aluno deve trazer o histórico original — e cópia — que ateste ter cursado o ensino fundamental e/ou o médio integralmente em escola do governo.

Quando for o caso, vale declaração informando que o candidato cursou o ensino fundamental, a 1ª e 2ª série do ensino médio e que está cursando a 3ª série do ensino médio.

Para comprovar a autodeclaração como preto, pardo ou indígena, o estudante pode fazer documento de próprio punho. Há ainda documentação de comprovação para pessoas com deficiências e de baixa renda, disponível no site: www.ifb.edu.br

Resultado da reserva de vagas sai em 13 de novembro

A entrega dos documentos comprobatórios para reserva de vagas deve ser feita até 23 de outubro no campus onde o candidato escolheu o curso. A comissão do processo seletivo analisará os papéis e publicará o resultado preliminar em 13 de novembro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Caso queira, o candidato pode contestar o resultado em 16 e 17 de novembro. A lista final dos selecionados para a reserva de vagas será divulgada em 28 de novembro. Quem não conseguir entrar por esse critério poderá se candidatar pela concorrência ampla.

O sorteio eletrônico para todos será em 5 de dezembro, e a convocação dos selecionados para matrícula está marcada para 12 de dezembro.

Inscrições para processo seletivo de cursos de ensino médio integrado do IFB

Até 20 de outubro (sexta-feira)

Pelo site do instituto

Convocação dos selecionados para matrícula: 12 de dezembro