31/10/2017 às 11:36, atualizado em 31/10/2017 às 14:25

Programa prioriza atenção à saúde mental materna pós-parto

Destinado a servidoras públicas de Brasília, evento ocorrerá em 6 de novembro, na Escola de Governo. Doença dificulta vínculo com o bebê e cuidados infantis

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão

O período perinatal — espaço entre a gravidez e o primeiro ano após o parto — é considerado de maior vulnerabilidade para o adoecimento psíquico de mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença mental prolongada dificulta o vínculo entre mãe e bebê, a amamentação e os cuidados infantis.

Diante do problema, a Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do governo de Brasília lançará, em 6 de novembro, o Programa de Atenção à Saúde Mental Materna. O alvo são as servidoras públicas locais, mas qualquer funcionário pode participar da cerimônia. As inscrições podem ser feitas presencialmente, no dia evento.

A depressão pós-parto — uma das enfermidades mais frequentes — ainda encontra obstáculos para um diagnóstico adequado. As maiores dificuldades são:

  • O isolamento social típico do puerpério — período desde o parto até que o estado da mulher volte à condição anterior à gestação
  • A dificuldade de buscar ajuda
  • A falta de apoio conjugal e familiar
  • A pressão social para que a mulher esteja feliz com a chegada do bebê
  • A dificuldade técnica dos profissionais de saúde em dar o devido encaminhamento ao problema

Além da depressão, podem surgir transtornos como síndrome do pânico, ansiedade generalizada, estresse pós-traumático e transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Importância da prevenção e do diagnóstico precoce

O Programa de Atenção à Saúde Mental Materna tem por objetivo prevenir e fazer diagnóstico precoce adequado dos sintomas psíquicos no período perinatal. A ideia é diminuir o impacto da doença na vida da mulher, do bebê, da família e dos colegas de trabalho.

O projeto propõe uma reflexão sobre as experiências e os múltiplos papéis da mulher contemporânea — e os impactos disso na saúde mental após o parto.

As atividades incluem grupos de apoio a gestantes e mães de recém-nascidos, visitas domiciliares, grupos virtuais para suporte no pós-parto e diálogos sobre o assunto.

Lançamento do Programa de Atenção à Saúde Mental Materna

6 de novembro (segunda-feira)

Às 8h30

No auditório da Escola de Governo do DF (SGON, Área Especial 1, Quadra 1)

Inscrições presencialmente, no dia do evento