01/11/2017 às 13:12

Dia de Finados: cemitérios terão reforço nos serviços públicos

Nesta quinta-feira (2), a Polícia Militar e o Detran coordenarão o trânsito nas localidades. Horário de funcionamento nas seis unidades do DF será estendido

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Os cemitérios do Distrito Federal vão funcionar com horário estendido para visitas em 2 de novembro, Dia de Finados. Nas seis unidades — na Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Sobradinho e em Taguatinga —, os portões serão abertos às 7 horas, uma hora antes do convencional, e o acesso será permitido até as 19 horas, uma hora depois do normal.

No Dia de Finados cemitérios vão funcionar das 7 às 19 horas.

No Dia de Finados, cemitérios vão funcionar das 7 às 19 horas. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O atendimento ao público também terá horário diferenciado: das 7h30 às 18 horas. Serviços de velório e sepultamentos ocorrerão normalmente na quinta-feira (2).

Todas as unidades terão o número de terminais e de atendentes reforçado no feriado. Serão 15 terminais e 26 atendentes extras, além dos 170 funcionários da empresa concessionária dos cemitérios, que, segundo a Campo da Esperança Serviços Ltda., permanecerão em tempo integral nos locais.

Quem precisar de água para limpar sepulturas poderá solicitá-la à administração do cemitério, assim como ocorre durante todo o ano.

Acesso será pela entrada principal de cada cemitério

A entrada para pedestres ocorrerá pelo portão principal de cada unidade. Na Asa Sul, além do acesso ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV), estarão abertos dois portões: um próximo ao Setor Policial, perto da Agência Brasileira de Inteligência, e outro no Parque da Cidade.

Em anos anteriores, havia uma outra entrada pelo Setor Policial, mas, a pedido do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, ela não será aberta, porque não há estacionamento próximo. Todos os acessos estarão sinalizados pelos órgãos de trânsito.

Transporte público no Dia de Finados

As linhas de ônibus que passam pelos seis cemitérios serão reforçadas conforme o aumento da demanda. Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), os coletivos vão circular com a tabela de domingo — 40% da frota.

Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho, a concessionária colocará vans à disposição dos visitantes para transportá-los gratuitamente.

[Olho texto=”Os agentes de trânsito auxiliarão na travessia de pedestres para garantir segurança aos visitantes” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por falta de espaço, o acesso de veículos aos cemitérios de Planaltina e de Brazlândia não será permitido.

Nos outros quatro, poderão entrar com automóveis apenas motoristas que tenham autorização de vaga especial — como idosos e pessoas com deficiência — emitida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Essa autorização é a mesma usada em estacionamentos públicos e privados em todo o ano.

Segurança e trânsito nas proximidades dos cemitérios do DF

Na área externa dos cemitérios, o controle do trânsito será feito pela Polícia Militar (PMDF) e pelo Detran, enquanto o acesso interno ficará a cargo dos funcionários da empresa administradora.

Fiscais do Detran estarão nas proximidades dos cemitérios de Taguatinga e Brazlândia, enquanto a PMDF coordenará as demais localidades.

Os agentes de trânsito auxiliarão na travessia de pedestres para garantir segurança aos visitantes. Em Brazlândia, a via será sinalizada com o objetivo de coibir estacionamento ao longo da pista de acesso.

O Detran-DF também atuará na Avenida Hélio Prates, nas imediações do cemitério de Taguatinga. O estacionamento em frente servirá de área de embarque e desembarque e funcionará em sentido único.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além dos 50 vigilantes que trabalham regularmente na segurança interna das unidades, haverá outros 38 nos cemitérios durante o feriado, de acordo com a empresa concessionária.

O Corpo de Bombeiros do DF estará nos locais com 14 viaturas operacionais e 56 militares. Para coibir o comércio ambulante irregular, a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) ficará de plantão com 91 servidores, divididos nas seis unidades.

A Coordenação de Assuntos Funerários, da Secretaria de Justiça e Cidadania, também estará de plantão nas seis unidades, das 7 às 18 horas. Em parceria com ouvidoria itinerante, que atuará das 8 às 14 horas, a pasta dará informações à população e receberá críticas e sugestões.

Cemitérios do Distrito Federal

Asa Sul (Campo da Esperança) — 916 Sul

Brazlândia — SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério

Gama — SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério Setor Oeste

Planaltina (Santa Rita) — SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
Sobradinho — AR 7, Área Especial, Cemitério Sobradinho II
Taguatinga Norte (São Francisco de Assis) — SOFHN, Área Especial

Edição: Marina Mercante