07/11/2017 às 21:38, atualizado em 08/11/2017 às 09:58

Metrô-DF lança segunda edição da campanha de prevenção ao câncer de próstata

Ação, que integra a programação nacional do Novembro Azul, ocorrerá na Estação Praça do Relógio, a partir das 8 horas desta quarta-feira (8)

Por Da Agência Brasília, com informações do Metrô-DF

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) lança, nesta quarta-feira (8), a segunda edição da campanha Corte Conscientize. A ação, voltada para a qualidade de vida, tem por objetivo conscientizar a sociedade para a saúde do homem e os riscos do câncer de próstata.

Inserida no programa Metrô Solidário, a ação integra a campanha nacional Novembro Azul, destinada a chamar a atenção do País sobre a importância de prevenir a doença. As atividades começam às 8 horas, na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga Centro.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais afeta os homens. No Brasil, a incidência entre esse público só perde para a do câncer de pele não melanoma.

[Olho texto=”Câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais afeta os homens” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Cerca de três quartos dos pacientes têm mais de 65 anos. Por isso a doença é considerada pelo Inca típica da terceira idade. Quando o mal é diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos.

Das 8 às 17 horas, gratuitamente, os homens poderão fazer, o teste de bioimpedância — método para verificar se a pessoa está dentro dos parâmetros saudáveis de peso.

Serão também oferecidas avaliações físicas, por meio de uma ação viabilizada com a colaboração da Absolutus Seguros em parceria com a academia Runway.

O público masculino ainda poderá fazer, das 9 às 17 horas, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, entre outros procedimentos gratuitos, oferecidos pelo Centro Técnico em Saúde e Informática (Cetesi) e a Clínica Cardiológica Atriocor, que terão estandes no local.

Das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, funcionará o serviço de corte de cabelo gratuito a usuários do Metrô, uma parceria com a Escola de Estética e Beleza (Coobel).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os que quiserem tirar dúvidas sobre saúde masculina em geral poderão participar de uma roda de conversa, programada para as 11 horas, com o terapeuta Pedro Maia.

Para as 10 horas, está programada sessão de capoterapia (terapia com uso de elementos da capoeira), com o mestre Gilvan. Às 16 horas, haverá sessão de fisioterapia com a professora Ilza.

As duas ações serão oferecidas pela Abrapec, entidade que presta apoio biopsicossocial a adultos e idosos em tratamento de câncer, bem como a seus familiares, em situação de vulnerabilidade social.

Segunda edição da campanha Corte Conscientize

8 de novembro (quarta-feira)

Das 8 às 17 horas

Na Estação Praça do Relógio do metrô