Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
12/11/2017 às 12:37, atualizado em 16/11/2017 às 14:03
Serão 21 espaços, como o Centro Integrado de Educação Física (Cief), que abrigará 14 modalidades esportivas. A etapa de 15 a 17 anos ocorrerá em Brasília de 16 a 25 de novembro
A maior competição esportiva escolar do País desembarca no DF em cinco dias. A etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude 2017 ocorrerá em Brasília de 16 a 25 deste mês. De acordo com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, a expectativa é que a capital federal receba mais de 3 mil alunos atletas. A programação com locais e horários já está disponível no site da pasta.
Em Brasília, além dos 13 esportes disputados na etapa de Curitiba (PR) — atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez —, haverá partidas de vôlei de praia. A maioria das competições está marcada nos horários das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Para a etapa de 2017, serão investidos pelo comitê cerca de R$ 8 milhões e utilizados 16 hotéis da cidade, com reserva de aproximadamente 27 mil diárias.
Vinte e um espaços sediarão os Jogos Escolares da Juventude em Brasília. Dez deles são ginásios e outras áreas do governo local. Os demais são espaços esportivos de clubes, escolas particulares e uma universidade privada.
O Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, por exemplo, será palco do handebol e do atletismo. O Parque da Cidade será destinado para o vôlei de praia. O Complexo Aquático Cláudio Coutinho receberá a natação, e o Ginásio do Cruzeiro, a ginastica rítmica.
O Ginásio Nilson Nelson vai ser usado para jogos de handebol, assim como o Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros.
Veja os locais de competição:
O Centro de Convenções Ulysses Guimarães terá dupla função. Além de abrigar o judô, a luta olímpica, o handebol e o xadrez, o espaço funcionará como um centro de convivência.
[Numeralha titulo_grande=”3 mil” texto=”Expectativa de alunos atletas que a capital federal receberá nos Jogos Escolares da Juventude 2017″ esquerda_direita_centro=”direita”]
Lá, as delegações vão fazer as refeições de almoço e jantar — o café da manhã será servido no hotel. Os custos de alimentação são arcados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), responsável pelo torneio. Apresentações culturais, biblioteca, palestra e pódio para premiações são exemplos do que os atletas encontrarão no local.
Dois hospitais públicos serão referência durante a competição: os Hospitais de Base e o Regional da Asa Norte (Hran). O acordo de cooperação entre o governo de Brasília e o Comitê Olímpico do Brasil para o evento foi assinado em 27 de julho.
A primeira fase das competições dos Jogos Escolares da Juventude 2017, com alunos de 12 a 14 anos, ocorreu em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Na capital paranaense, o Distrito Federal teve representantes em todas as modalidades — nove individuais e quatro coletivas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
Lá, Brasília ficou com 20 medalhas. Foram cinco de ouro, sete de prata e oito de bronze.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de talentos olímpicos do País. A competição estudantil revela, a cada ano, novos nomes para o esporte.
Da delegação de 465 atletas do Time Brasil que participaram da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, 52 eram egressos dos Jogos Escolares da Juventude. Entre eles destacam-se Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.
Edição: Renaro Cardozo