14/11/2017 às 12:36, atualizado em 30/04/2018 às 18:39

Território Criativo qualifica desempenho de 1,2 mil empreendedores em dois meses

Programa da Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto Bem Cultural, já alcançou 16 regiões administrativas desde a criação em agosto

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

Lançado pelo governo de Brasília em agosto, o programa Território Criativo já impactou, por meio de ações de qualificação e articulação, cerca de 1.240 empreendedores — ativos ou futuros — da economia criativa.

Segundo a Secretaria de Cultura, todos eles foram beneficiados com orientação e aperfeiçoamento para o melhor desempenho das atividades no Distrito Federal.

Pioneira no País, a iniciativa da pasta, em parceria com o Instituto Bem Cultural e com apoio do Ministério da Cultura, concilia conteúdo de ponta com atuação em empreendedorismo de base.

[Numeralha titulo_grande=”850″ texto=”Total de horas de atividades do Território Criativo em 16 regiões administrativas do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Desde o lançamento, já foram promovidos dois ciclos de formação com o tema Como Transformar Criatividade em Negócios e Economia Criativa na Prática. Entre oficinas e consultorias, ministraram-se mais de 850 horas de atividades em 16 regiões administrativas do DF.

São elas: Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Taguatinga e Varjão.

Na gestão atual, a cena criativa do DF ganha força com avanços obtidos por outros programas, como o Lugar de Cultura e o Cultura Educa, e com a recém-aprovada Lei Orgânica da Cultura .

Ciclos de formação preparam os profissionais para o futuro

Na primeira etapa, o Território Criativo percorreu 14 regiões com a oficina Como Transformar Criatividade em Negócios. Nela, ofereceram-se conteúdos voltados para a economia criativa e ao preparo para o futuro nos mais diversos campos de trabalho.

Participaram 284 profissionais, entre desenvolvedores, comunicadores, artistas, designers, artesãos e outros criadores.

Na segunda fase, com o ciclo de formação Economia Criativa na Prática, a adesão chegou à marca de 894 inscritos. Desses, após seleção baseada no potencial e na viabilidade das iniciativas, 317 empreendedores e potenciais passaram pela qualificação.

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Com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empesas no DF (Sebrae-DF), o curso abordou temas como modelos de inovação, gestão de marcas, propriedade intelectual, design thinking, presença digital e modelagem de negócios

Ainda como parte do ciclo de formação, cerca de 120 empreendedores criativos receberão consultorias individuais, com o objetivo de aperfeiçoar e fortalecer aspectos importantes dos modelos de negócios desenvolvidos.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o perfil dos participantes foi variado, mas registrou maior adesão de agentes que atuam nas áreas de artes visuais, música, cultura popular, publicidade, artesanato, gastronomia, design e moda.

Espaço na Biblioteca Nacional dá apoio logístico

Para apoio logístico, o programa conta com o Espaço Território Criativo, no anexo térreo da Biblioteca Nacional de Brasília, no Conjunto Cultural da República (próximo à Rodoviária do Plano Piloto).

Pensado para ser um ambiente de fomento e conexão, o local concentra atividades voltadas para formação, criação de oportunidades, trocas de boas práticas e de networking (rede de contatos profissional).

No mesmo ambiente, combina-se coworking (modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço) com salas de reuniões e de cursos. Até agora, o lugar recebeu cerca de 40 propostas de uso e é frequentado regularmente por profissionais.

O espaço abrigou eventos com outros empreendedores além dos que passaram pelos dois ciclos formativos.

Novo ciclo de formação será nos setores de moda, audiovisual e música

No momento em que Brasília acaba de ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como cidade criativa do design, o Território Criativo evidencia a importância da criatividade como ativo para o desenvolvimento socioeconômico local.

[Olho texto='”Estamos dedicando recursos e esforços para apoiar os empreendedores criativos para que possam crescer e conquistar novos territórios e horizontes”‘ assinatura=”Guilherme Reis, secretário de Cultura” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O interesse pela iniciativa e o expressivo número de propostas atendidas sinalizam um potencial imenso. Estamos dedicando recursos e esforços para apoiar os empreendedores criativos para que possam crescer e conquistar novos territórios e horizontes”, destaca o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

Em breve, serão abertas inscrições para um novo ciclo de aceleração de empreendimentos criativos em moda, audiovisual e música. A meta é atender pelo menos cinco em atividade no DF em cada um dos setores mobilizados.

Os selecionados terão acesso a processos formativos, mentoria e ações de networking e conexão com o mercado, com vistas ao desenvolvimento de negócios criativos sustentáveis e de alto impacto.