16/11/2017 às 16:27, atualizado em 16/11/2017 às 23:19

PGDF abrirá licitação para concluir obras do edifício-sede

Valor estimado para terminar o prédio, por meio de convênio com a Novacap, é de R$ 9,3 milhões. Edital de concorrência pública foi lançado na tarde desta quinta (16) pelo governador de Brasília

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) abriu, nesta quinta-feira (16), licitação para terminar de construir o edifício-sede no Setor de Administração Municipal (atrás do Palácio do Buriti).

O governador Rollemberg assinou edital de licitação para conclusão das obras do edifício-sede da PGDF.

O governador Rollemberg assinou edital de licitação para conclusão das obras do edifício-sede da PGDF. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Para retomar a obra — 80% executada —, o órgão firmou convênio com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O valor para finalizar o prédio está estimado em R$ 9,3 milhões, e os recursos são de fundo da própria PGDF.

Ao lado da procuradora-geral do DF, Paola Aires Corrêa Lima, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e outras autoridades assinaram o edital de abertura da concorrência pública, que será publicado nesta sexta-feira (17), segundo a Novacap.

Na solenidade, Rollemberg agradeceu o trabalho da Procuradoria-Geral do DF. “Foi imprescindível, essencial, diante das dificuldades quando iniciamos o governo”, destacou o governador. E complementou: “Temos um quadro extremamente qualificado e com espírito de serviço público, e essa obra é muito importante para que os procuradores tenham melhores condições para trabalhar”.

Ele aproveitou para anunciar que, nos próximos dias, nomeará 14 novos procuradores e 35 auditores de controle interno.

A assinatura do edital ocorreu nesta tarde, na futura sede da procuradoria. “Precisamos muito deste prédio, não é luxo. A estrutura nos impede de avançar em muitas demandas. [O novo prédio] proporcionará a readequação das nossas atividades para termos uma procuradoria do século 21”, disse a procuradora-geral.

Ela elogiou os servidores da casa, que se empenham em cumprir os encargos apesar das dificuldades.

Segundo o órgão, a nova estrutura é necessária porque apenas o atual edifício não comporta adequadamente todo o quadro de pessoal.

Depois de finalizadas as obras, o novo prédio e o anexo (onde funciona a PGDF), integrados, terão capacidade para abrigar 218 procuradores, 373 servidores e 250 estagiários.

Além disso, com o objetivo de oferecer mais comodidade à população, o projeto prevê um espaço reservado para atendimento ao público que utiliza os serviços prestados pela PGDF.

Construção da PGDF parou em 2016

Com garagem no subsolo, área de acesso, térreo, quatro pavimentos e cobertura, o futuro edifício-sede da Procuradoria-Geral do DF soma 14.579 metros quadrados.

O local começou a ser erguido em agosto de 2012, e a obra foi paralisada em fevereiro de 2016 devido à falência da construtora responsável.

De acordo com plano de trabalho da Novacap, após a contratação da empresa que finalizará a obra, o prazo estimado para entrega é de dez meses. Na cerimônia de hoje, porém, o governador lançou um desafio à companhia: “Quero inaugurar esta obra ainda no primeiro semestre do ano que vem”.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na assinatura do edital de licitação para conclusão das obras do edifício-sede da Procuradoria-Geral do DF.

Edição: Raquel Flores