17/11/2017 às 20:41, atualizado em 20/11/2017 às 10:11

Brasília Cidadã é reconhecido em edição inédita do WED

Pela primeira vez no País, Women’s Entrepreneurship Day homenageou dez mulheres protagonistas. Além da colaboradora do governo Márcia Rollemberg, idealizadora do programa do Executivo local, a professora da rede pública do DF Gina Vieira recebeu a honraria pelo projeto Mulheres Inspiradoras

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Dez mulheres consideradas empoderadas e empreendedoras foram homenageadas no Women’s Entrepreneurship Day (WED), que ocorreu pela primeira vez no Brasil nesta sexta-feira (17).

A colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, recebeu o Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.Dez mulheres consideradas empoderadas e empreendedoras foram homenageadas no Women’s Entrepreneurship Day (WED), que ocorreu pela primeira vez no Brasil nesta sexta-feira (17).O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhado da esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, prestigiou o evento, no Centro Universitário Iesb, na Asa Sul.

A colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, idealizadora do programa Brasília Cidadã, recebeu o prêmio Ação Social. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A colaboradora do governo de Brasília, Márcia Rollemberg, recebeu o prêmio na categoria Ação Social por ter idealizado o programa Brasília Cidadãiniciativa que fomenta a integração de políticas públicas, ações voluntárias, mecanismos de participação e controle social.

“Uma Brasília mais cidadã porque tem pessoas que gostam da cidade e que trabalham por uma cidade de criação coletiva, participam, são solidárias, esse é o espírito”, resumiu Márcia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A colaboradora do governo destacou o carro-chefe do Brasília Cidadã, o Portal do Voluntariado, que “tem mais de 200 projetos ‘linkando’ quem precisa de ajuda com quem quer ajudar”. Márcia falou também sobre o Mulheres Inspiradoras, projeto da professora Gina Vieira Ponte, uma das dez homenageadas.

“Ambos falam dessa Brasília cidadã, do empoderamento das mulheres, dos direitos das crianças, dos adolescentes. Essa rede vai ter uma grande repercussão, porque a gente tem uma cidade com várias empreendedoras sociais.”

Gina Vieira Ponte, professora atuante na área de conscientização sobre equidade, recebeu o prêmio Incentivo e Conscientização de Jovens. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Gina Vieira Ponte, professora da rede pública do DF, atua na área de conscientização sobre equidade, recebeu o prêmio Incentivo e Conscientização de Jovens. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O governador Rodrigo Rollemberg prestigiou o evento e a homenagem à esposa, no Centro Universitário Iesb, na Asa Sul.

“As mulheres estão ocupando um espaço cada vez maior no empreendedorismo em Brasília e no Brasil. A gente fica feliz com esse reconhecimento”. Ele lembrou que a homenagem ocorre na Semana Global do Empreendedorismo.

Reconhecida na categoria Incentivo e Conscientização de Jovens, com o projeto Mulheres Inspiradoras, a professora Gina Vieira Ponte fez um agradecimento à mãe, sua maior inspiração. “A coisa mais bonita que ela fez por mim foi garantir meu direito à educação, em uma época em que as mulheres negras eram tiradas de sala de aula para trabalhar como empregada doméstica. Não tem empoderamento feminino sem falar em educação.”

O Mulheres Inspiradoras leva para alunos da rede pública reflexões sobre igualdade de gênero, representação da mulher na mídia e violência contra a mulher, entre outros temas. 

As homenageadas por categoria foram:

  • Ação Social: colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, idealizadora do programa Brasília Cidadã
  • Alcance Nacional: Carla Amorim, idealizadora e produtora de joias e artefatos
  • Atuação Pioneira no Brasil: senadora Eunice Michilles, primeira senadora mulher no Brasil
  • Destaque Jurídico: Ana Frazão, advogada e professora de direito civil e comercial da Universidade de Brasília (UnB) e ex-conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
  • Incentivo e Conscientização de Jovens: Gina Vieira Ponte, professora da rede pública do DF e atua na área de conscientização sobre equidade
  • Incentivo e Investimento Educacional: Eda Machado, fundadora e reitora do Centro Universitário Iesb
  • Incentivo e Produção de Artesanato: Kátia Ferreira, fundadora da marca Apoena
  • Inovação de Mercado: Camila Farani, presidente do Gávea Angels e cofundadora do Mulheres Investidoras Anjo (MIA)
  • Jornalismo e Distribuição de Informação: Mara Regia, idealizadora do projeto Viva Maria e jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
  • Tecnologia de Informação e Comunicação: Priscila Gama, fundadora e idealizadora do aplicativo Malalai

Criado em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e parceiros, o dia mundial do empreendedorismo feminino, oficialmente celebrado em 19 de novembro, incentiva as mulheres a assumirem protagonismo no mercado de trabalho empreendedor.

O evento mundial WED foi criado por Wendy Diamond, empreendedora social e humanitária. A edição brasileira é organizada pela embaixadora do projeto na América Latina, Cristina Castro Lucas.

Edição: Raquel Flores