17/11/2017 às 16:33, atualizado em 21/11/2017 às 10:06

Lago Norte adota medidas para diminuir mortes no trânsito 

Neste domingo (19), será anunciada a redução da velocidade máxima da via principal da região de 70 para 60 quilômetros por hora. Nesse dia, começará a ser instalada a sinalização da ciclovia, e haverá um passeio de bicicleta para homenagear vítimas

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

A redução da velocidade máxima na via principal do Lago Norte não ocorrerá já neste domingo (19), como informado anteriormente pela administração regional. Ela será apenas anunciada.

No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, o Lago Norte adotará medidas para diminuir a violência no trânsito da região administrativa.

Neste domingo (19), serão anunciadas a nova sinalização da ciclovia e a redução da velocidade máxima permitida na Estrada Parque Península Norte, que baixará de 70 para 60 quilômetros por hora.

De acordo com o administrador regional do Lago Norte, Marcos Woortmann, a diminuição é importante, principalmente, para o tempo de frenagem dos veículos.

[Olho texto='”Reduzir 10 quilômetros por hora é pouco para o motorista, mas pode ser muito significativo para um ciclista ou para um pedestre”‘ assinatura=”Marcos Woortmann, administrador regional do Lago Norte” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Reduzir 10 quilômetros por hora é pouco para o motorista, mas pode ser muito significativo para um ciclista ou para um pedestre”, ressaltou.

A mudança é resultado de diálogo entre a administração regional, a população e especialistas em gestão de velocidade da Universidade de Brasília (UnB).

Os estudos usados para basear a medida de redução foram desenvolvidos pelo governo federal, pela Organização Mundial da Saúde, pela Organização Pan-Americana da Saúde e pela Agência Nacional de Direitos da Infância.

Sinalização das ciclovias do Lago Norte

Outra ação programada é instalar sinalização nas ciclovias da região administrativa. Woortmann acredita que isso estimulará mais o uso de bicicletas no local.

“A ideia é dar segurança para o ciclista que usa a pista para praticar esporte e para aqueles que queiram só se deslocar para a padaria, por exemplo.” O Lago Norte tem cerca de 22 quilômetros de ciclovia.

Passeio de bicicleta no domingo (19)

Para homenagear as vítimas de violência no trânsito, neste domingo haverá, além da implementação das mudanças na região, um passeio de bicicleta.

São esperados 250 ciclistas em frente ao Shopping Deck Norte — a concentração será às 9 horas. Para participar, basta comparecer com uma bicicleta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O percurso tem cerca de 12 quilômetros. Os ciclistas sairão do canteiro central e seguirão até o Parque das Garças. Por fim, voltarão ao ponto de partida.

O evento é organizado pela Administração Regional do Lago Norte, pela Secretaria das Cidades, pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) e pelos grupos de pedal Rodas da Paz, Rebas do Cerrado, Bike Anjo e Bikers Conexão Cerrado.

Também haverá o apoio do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e da Polícia Militar.

Passeio de bicicleta para homenagear vítimas do trânsito no Lago Norte

19 de novembro (domingo)

Às 9 horas

Concentração em frente ao Deck Norte

Edição: Paula Oliveira