21/11/2017 às 18:48, atualizado em 21/11/2017 às 20:48

Mulheres em tratamento contra o câncer recebem apoio com entrega de mechas de cabelo

Arrecadação feita pelo Metrô-DF fez parte da campanha Outubro Rosa. Nesta terça (21), doações foram repassadas a uma instituição da sociedade civil

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Para apoiar mulheres em tratamento contra o câncer em Brasília, 1.117 mechas foram entregues pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A cerimônia ocorreu em posto de voluntariado da instituição no Hospital de Base do DF na tarde desta terça-feira (21).

Mechas de cabelo arrecadadas na campanha Corte e Compartilhe foram entregues nesta quarta-feira (21) para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Mechas de cabelo arrecadadas na campanha Corte e Compartilhe foram entregues nesta quarta-feira (21) para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Arrecadadas pelo Metrô para a 3ª edição da campanha solidária Corte e Compartilhe, as mechas foram doadas por passageiros do transporte público durante o Outubro Rosa na Estação Central. A campanha está ligada ao programa Brasília Cidadã, idealizado pela colaboradora do governo Márcia Rollemberg, que participou da entrega.

Márcia também está em tratamento contra um câncer no endométrio. “Esse momento de fragilidade me fortalece mais para essa luta. Faz com que eu possa acreditar e ampliar meu compromisso com a causa.”

Ela ficou emocionada com a quantidade de doações. Em 2015, foram 300 mechas doadas. Em 2016, o número aumentou para 649. “A gente agradece por todas as doações feitas. Inclusive por crianças, que foi uma das coisas que mais me sensibilizou.”

[Olho texto=”As mechas foram doadas por passageiros do transporte público durante o Outubro Rosa na Estação Central do metrô de Brasília” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Uma das doadoras foi a chefe da Assessoria Estratégica da Secretaria de Saúde, Roberta Teixeira. “Meu cabelo sempre foi muito longo, e eu já vinha pensando em fazer uma doação há algum tempo. Uma pessoa muito próxima minha descobriu o câncer de mama em julho, e eu quis ajudar.”

Segundo a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Thereza Falcão, a doação de mecha é uma das melhores formas de apoiar mulheres em tratamento. “Para as mulheres, a perda do cabelo faz muita diferença. Ainda mais no caso do câncer de mama. A perda dos dois tem um efeito muito grande na forma que somos percebidas pelos outros e por nós mesmas.”

Mulheres da Amazônia receberam 150 mechas de cabelo

Além da doação para a rede, 150 mechas foram repassadas para a Associação de Mulheres Ribeirinhas e Vítimas de Escalpelamento da Amazônia.

A instituição atende mulheres que têm partes da cabeça removidas em acidentes quando cabelos ficam presos em motores de barcos usados para transporte em rios.

Edição: Marina Mercante