24/11/2017 às 10:05, atualizado em 24/11/2017 às 11:02

Bancos de leite humano precisam reforçar estoque para suprir fim do ano

Em dezembro, devido às festividades, e em janeiro, mês de férias, as doações normalmente caem. Mães que queiram contribuir podem ligar para o telefone 160 ou acessar o site Amamenta Brasília

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Os bancos de leite humano da rede pública de saúde do Distrito Federal precisam de doações. Mesmo com a média de coleta mantida até agora, a preocupação é com os meses de dezembro e janeiro, quando as doações caem em razão das férias e das festas de fim de ano (Natal e réveillon).

Os bancos de leite humano da rede pública de saúde do Distrito Federal precisam de doações. Mães que queiram contribuir podem ligar para o telefone 160 ou acessar o site Amamenta Brasília.

Os bancos de leite humano da rede pública de saúde do Distrito Federal precisam de doações. Mães que queiram contribuir podem ligar para o telefone 160 ou acessar o site Amamenta Brasília. Foto: Tony Winston/Agência Brasília-31.1.2017

“Precisamos ter uma boa margem para suportar esse período em que tradicionalmente há queda. Por isso, apelamos às mamães que possam doar que nos procurem, seja por meio do telefone 160, opção 4, ou pelo site Amamenta Brasília“, convoca a coordenadora dos Bancos de Leite Humano, da Secretaria de Saúde, Miriam Santos.

Entre janeiro e outubro deste ano, foram coletados 14.037 litros de leite humano, de 4.863 mães, o suficiente para alimentar 8.904 bebês.

“A gente tem uma média de 50 mil nascimentos por ano no DF e uma média de 6 mil doadoras, ou seja, conseguimos atingir somente cerca de 10% da população. Temos potencial para aumentar isso”, observa Miriam.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ela explica que é importante manter os estoques acima do consumo, pois o leite coletado demora, no mínimo, três dias para chegar aos bebês: “Ele passa por um processo de controle de qualidade e, até serem liberados os resultados, demora pelo menos 48 horas”.

Informações sobre como se cadastrar para se tornar doadora, orientações sobre como fazer a coleta e o armazenamento do leite materno e a lista dos bancos de leite humano do DF podem ser encontradas no site da Secretaria de Saúde.

doação leite materno humano

Como doar leite materno no DF

Ligar para o telefone 160, opção 4 (Corpo de Bombeiros Militar busca em casa) ou acessar o site www.amamentabrasilia.saude.df.gov.br