05/12/2017 às 20:27

Alunos da rede pública visitam museus históricos de Brasília

Para encerrar o ciclo de visitações do projeto Turismo Cívico deste ano, estudantes da Escola Classe 416 Sul conheceram, nesta terça (5), o Museu JK e o Centro Cultural Três Poderes

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Nomes como o do ex-presidente Juscelino Kubitschek, do urbanista Lucio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer, responsáveis pela construção de Brasília, ganharam um olhar diferente dos alunos do 4º ano da Escola Classe 416 Sul.

Alunos do 4º ano da Escola Classe 416 Sul em vista ao Espaço Lucio Damião. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Alunos do 4º ano da Escola Classe 416 Sul em visita ao Espaço Lucio Costa. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Em visita guiada ao Memorial JK e ao Centro Cultural Três Poderes, os estudantes puderam aprender mais sobre a história da capital do País, além de conhecer fatos importantes da formação e das características da cidade.

A visitação ocorreu por meio do projeto Turismo Cívico, que encerrou o ciclo de 2017 nesta terça-feira (5). De março a dezembro, foram contemplados 2,5 mil participantes. A iniciativa da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer propõe um contato mais próximo e dinâmico com Brasília.

Para o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena, o projeto reforça a relação da criança com a cidade. “Vários relatos mostram que mais de 80% dos alunos que fazem o Turismo Cívico nunca tinham visitado os museus históricos. Proporcionar esse contato é gratificante”, defende.

[Olho texto='”Mais de 80% dos alunos que fazem o Turismo Cívico nunca tinham visitado os museus. Proporcionar esse contato é gratificante”‘ assinatura=”Jaime Recena, secretário adjunto de Turismo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Aluno do 4º ano da Escola Classe 416 Sul, Sammuel de Brito, de 10 anos, aprovou o passeio. Um dos momentos favoritos foi a grande maquete de Brasília, no Espaço Lucio Costa, na qual ele pôde conferir a localização da sua escola e de outros pontos que conhece.

Coordenadora pedagógica da unidade, Angélica do Rosário acredita que esses momentos complementam o que é visto em sala de aula. “No 4º ano eles aprendem sobre o Distrito Federal. Ter contato com os museus é muito rico. A maioria não tem oportunidade de ir a um local como esse por conta própria.”

Isadora Alves, de 10 anos, conta que, apesar de já conhecer o Memorial JK, a explicação apresentada no passeio foi significativa. “É importante a gente saber da história da nossa cidade. Principalmente para passar para as próximas gerações.”

Projeto Turismo Cívico

Lançado oficialmente em dezembro de 2015, o projeto Turismo Cívico contribui para a formação de estudantes de escolas públicas desde abril de 2016.

[Numeralha titulo_grande=”4 mil” texto=”Número de alunos que já participaram do projeto Turismo Cívico em quase dois anos” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em quase dois anos de atuação, a iniciativa já contemplou mais de 4 mil alunos com visitas guiadas à Praça dos Três Poderes, ao Senado Federal, à Câmara Legislativa, ao Memorial JK e ao Museu da Imprensa, entre outros espaços.

As excursões ocorrem semanalmente às segundas, terças e quartas-feiras, pela manhã e à tarde. A iniciativa conta com a parceria da Casa Militar; das Secretarias de Educação, de Cultura, e do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

Para agendamento, os interessados devem entrar em contato com a equipe da Coordenação do Turismo Cívico, pelo e-mail: turismo.civico@setur.df.gov.br.

Edição: Vannildo Mendes