07/12/2017 às 17:55, atualizado em 04/05/2018 às 11:51

Alunos de Brasília recebem 180 medalhas da Olimpíada de Matemática

Premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), com a participação do governador Rodrigo Rollemberg, de professores e de autoridades da área educacional

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Em ato com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, nesta quinta-feira (7), foram entregues 180 medalhas a alunos dos ensinos fundamental e médio de Brasília vencedores da primeira edição da Olimpíada de Matemática do Distrito Federal.

O governador Rollemberg entregou medalha de ouro a Robson Ramon da Silva Melo, de 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio do Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O governador Rollemberg entregou medalha de ouro a Robson Ramon da Silva Melo, de 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio do Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Com sorriso aberto, Robson Ramon da Silva Melo, de 17 anos, exibia a medalha de ouro que ganhou na disputa de conhecimento. “Sempre participo dessas competições. Conseguir o primeiro lugar na minha categoria é muito gratificante.”

O estudante do 3º ano do ensino médio do Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia compartilha a rotina de estudos. “Sempre recebemos aulões na escola. Aprendemos com os alunos mais velhos, premiados em outras olimpíadas, e ajuda muito refazer provas.”

O esforço resultou na primeira colocação entre 30 alunos de escolas públicas do ensino médio. Eles receberam as medalhas das mãos do governador, de professores e autoridades de Brasília, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

[Olho texto='”Com esse estímulo (da olimpíada), construímos um país melhor, com cidadãos mais preparados”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Rollemberg destacou, entre os objetivos da disputa, estimular o estudo de matemática e revelar talentos brasilienses. “Tenho convicção de que a olimpíada melhorará o desempenho do DF em competições de âmbito nacional. Com esse estímulo, construímos um país melhor, com cidadãos mais preparados”, discursou.

Segundo o secretário de Educação, Júlio Gregório, alunos interessados na matéria merecem o reconhecimento porque podem trazer avanços tecnológicos. “Nossos futuros cientistas, que farão novas descobertas, provavelmente virão desse grupo de estudantes.”

Em todo o território do DF, 14.242 alunos de 103 escolas se inscreveram para a competição, que teve a primeira etapa organizada em 23 de junho deste ano.

Os 664 classificados fizeram a segunda bateria de provas em 20 de agosto. Desses, saíram 90 medalhistas de bronze, 60 de prata e 30 de ouro. Metade delas foi para estudantes de ensino público e a outra metade para escolas particulares.

As provas foram divididas em três categorias:

  • Nível 1, para o sexto e o sétimo ano do ensino fundamental
  • Nível 2, para o oitavo e o nono ano do ensino fundamental
  • Nível 3, para os três anos do ensino médio

Além dos alunos, também foram reconhecidas as escolas destaques na olimpíada. No ensino público, foi o Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia, com quatro medalhas de ouro, nove de prata e sete de bronze.

Já entre as escolas particulares o destaque foi para o Colégio Militar de Brasília, com oito de ouro, dez de prata e 13 de bronze.

Veja o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg.

Edição: Vannildo Mendes