08/12/2017 às 10:02, atualizado em 08/12/2017 às 11:41

Cidades Limpas chega a mais duas regiões na última edição de 2017

Sudoeste/Octogonal e Cruzeiro recebem, de segunda (11) a 22 de dezembro, ações de limpeza, conservação e urbanização

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria das Cidades

Na segunda-feira (11), o Cidades Limpas chega ao Sudoeste, à Octogonal e ao Cruzeiro. A última atuação da força-tarefa em 2017 seguirá nessas localidades até 22 de dezembro.

O objetivo do programa é promover um intenso trabalho de revitalização, para proporcionar melhoria imediata no ambiente urbano, por meio de ações de limpeza, conservação e urbanização.

A abertura da 29a edição do Cidades Limpas será às 8h30, no estacionamento público em frente à Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc), próximo à Quadra 3, Área Especial, no Cruzeiro Velho.

Coordenado pela Secretaria das Cidades, o mutirão conta com o apoio de 192 trabalhadores de 16 órgãos distritais.

Entre os serviços estão:

  • Capina
  • Manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti
  • Poda de árvores
  • Recuperação de pontos de iluminação pública
  • Recuperação de sinalização de trânsito
  • Retirada de entulho
  • Roçagem
  • Tapa-buraco
  • Varrição de ruas

Além da Secretaria das Cidades e das Administrações Regionais do Sudoeste/Octogonal e o Cruzeiro, participam a Agência de Fiscalização (Agefis); a Companhia Energética de Brasília (CEB); a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap); o Corpo de Bombeiros; o Departamento de Trânsito (Detran); a Polícia Militar; a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social; a Subchefia da Ordem Pública e Social da Casa Militar; e a Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

Balanço do programa Cidades Limpas nas 28 edições

Iniciado em novembro do ano passado, o Cidades Limpas foi oficialmente instituído por meio do Decreto Nº 38.407, de 14 de agosto de 2017.

Houve quatro edições em 2016 e 24 neste ano. Após atuar em praticamente todas as 31 regiões do Distrito Federal, para 2018 a meta é atender as que não foram contempladas ainda e voltar às já visitadas.

Nas 28 edições, as equipes visitaram 83,5 mil imóveis para orientar sobre a prevenção ao mosquito da dengue. A força-tarefa teve grande apoio na redução dos casos prováveis da doença de 17.490, de janeiro a outubro de 2016, para 3.945 no mesmo período deste ano. Os números são da Secretaria de Saúde.

[Olho texto=”Após atuar em praticamente todas as 31 regiões do Distrito Federal, para 2018 a meta é atender as que não foram contempladas ainda e voltar às já visitadas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Além disso, foram recolhidas 250 carcaças de veículos abandonados em vias públicas. As estruturas, além de servirem como criatórios do Aedes Aegypti, poderiam ser usadas como esconderijos para criminosos.

As equipes do programa também removeram 93,1 toneladas de entulhos, podaram 16,1 mil árvores, fizeram a manutenção, a troca e o reparo em 2,4 mil pontos de rede elétrica e emitiram 747 carteiras de identidade.

Como parte da prevenção às consequências das fortes chuvas, o Cidades Limpas desobstruiu 3 mil bocas de lobo e limpou as redes de águas pluviais.

Somando as cidades visitadas, até o momento, foram envolvidos 5.091 trabalhadores e 1.417 máquinas e equipamentos.

Lançamento do Programa Cidades Limpas nas regiões Sudoeste/Octogonal e Cruzeiro
11 de dezembro (segunda-feira)
A partir das 8h30
Estacionamento público em frente à Aruc (próximo à Quadra 3, Área Especial, Cruzeiro Velho