08/12/2017 às 15:05, atualizado em 11/12/2017 às 09:09

Saúde lança portal Brasília contra o Aedes

Objetivo é melhorar contato da população com equipes da Diretoria de Vigilância Ambiental. Endereço do site foi divulgado em cerimônia no Caic de São Sebastião, nesta sexta (8), dia nacional de combate ao vetor de dengue, zika e chikungunya

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

No Dia Nacional de Combate ao Aedes, a população do DF ganha mais um canal de informação para enfrentar o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

O Caic de São Sebastião recebeu evento do Dia Nacional de Combate ao Aedes.

O Caic de São Sebastião recebeu evento do Dia Nacional de Combate ao Aedes. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Foi lançado nesta sexta-feira (8) o site Brasília contra o Aedes, onde estão listadas as dicas de prevenção, unidades de referência no atendimento às doenças e dados sobre a infestação no Distrito Federal.

O endereço do portal foi divulgado em cerimônia no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) de São Sebastião. Na ocasião, também foram entregues à Secretaria de Saúde duas caminhonetes para transporte das equipes de campo da Diretoria de Vigilância Ambiental, doadas pelo Ministério da Saúde.

“Os veículos serão usados em visitas a residências e em iniciativas de orientação à população e de retirada de lixo”, lista o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

A proposta do site Brasília contra o Aedes é simplificar o contato da comunidade com as equipes de saúde. Ele foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e vai permitir, inclusive, o envio de informações e fotos sobre locais com focos do vetor.

“Vamos monitorar todas as demandas da população e dar respostas. A gente fez a opção por ele por ter uma linguagem simples, sem termos técnicos e com orientação rápida”, explica o diretor de Vigilância Ambiental, Denilson Magalhães.

O Dia Nacional de Combate ao Aedes é uma campanha em âmbito nacional. No Distrito Federal, a mobilização estabelece inspeções em escolas e prédios públicos de todas as regiões administrativas para eliminar possíveis focos de infestação.

São Sebastião foi escolhida para sediar o evento desta sexta-feira por ser divisa com Goiás e Minas Gerais. A área teve a segunda maior taxa de incidência de dengue do DF por 100 mil habitantes, com 282 casos. “É uma cidade na qual temos que manter o alerta durante o ano todo”, afirma Magalhães.

A redução dos casos de dengue é diretamente relacionada à limpeza e manutenção de áreas públicas. Por isso, as ações do programa Cidades Limpas, da Secretaria das Cidades, têm sido fundamentais na retirada de entulho, lixo e pneus usados que poderiam ser criadouros do Aedes aegypti.

Parceria com a Secretaria de Educação, com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) e com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), por sua vez, incentivaram a conscientização da comunidade.

Edição: Paula Oliveira