13/12/2017 às 11:56, atualizado em 14/12/2017 às 08:53

Casa do Cantador recebe a 17ª edição do Encontro de Folia de Reis do DF

Evento começa nesta sexta (15) e segue até domingo (17) com apresentações musicais, comidas típicas e artesanatos da cultura rural brasileira

Por César Filho, da Agência Brasília

A Casa do Cantador, em Ceilândia, recebe, a partir desta sexta-feira (15), a 17ª edição do Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal. A festa vai até domingo (17). Após cinco anos, o evento volta a ser promovido na região administrativa.

A Casa do Cantador, em Ceilândia, recebe a partir desta sexta-feira (15) a 17ª edição do Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal.

A Casa do Cantador, em Ceilândia, recebe, a partir desta sexta-feira (15), a 17ª edição do Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal. Foto: Andre Borges/Agência Brasília-27.6.2016

Além das apresentações dos grupos de folia, haverá barracas de comidas típicas, artesanato e exposição de instrumentos musicais e de outros elementos da cultura caipira. Também estão programadas atrações musicais locais e nacionais.

Para Volmi Batista, coordenador-geral do encontro, esse tipo de ação é importante para valorizar a cultura e repassá-la para a nova geração.

“É uma atividade que ocorria nessa região antes mesmo da criação da capital da República. Contemplamos uma faixa de jovens que buscam esse conhecimento e que, até então, não tinham referência”, explica Batista.

O evento começa na sexta-feira com a chegada dos três reis magos. Haverá também shows de abertura com as duplas Zé Mulato e Cassiano, de Brasília, e Divino e Donizete, de São Paulo.

No domingo, haverá a Cavalgada da Sagrada Família, que seguirá pelas ruas de Ceilândia com cerca de 500 cavaleiros.

A primeira edição do Encontro de Folia de Reis ocorreu em 2001, na Granja do Torto. Em 2010, foram feitas duas edições, e uma delas comemorou os dez anos do encontro.

17º Encontro de Folia de Reis do DF

De 15 a 17 de dezembro (de sexta-feira a domingo)

Das 18 às 23 horas (sexta)

Das 8 às 22 horas (sábado)

Das 8 às 13 horas (domingo)

Na Casa do Cantador (Quadra 32, Área Especial G, Ceilândia)

Entrada gratuita

Veja a programação completa no Facebook do evento.

Edição: Paula Oliveira