13/12/2017 às 16:27

DF adota ferramentas de acessibilidade para sites e redes sociais do governo

Ofício enviado nesta quarta-feira (13) orienta órgãos a tornar adaptadas todas as plataformas digitais de comunicação pública

Por Da Agência Brasília

A Secretaria de Comunicação começou a enviar, nesta quarta-feira (13) — Dia Nacional do Cego —, ofício para todos os órgãos distritais com orientações para que os sites e as redes sociais do governo sejam acessíveis a pessoas com deficiência.

Segundo a subsecretária de Comunicação Digital, Nara Alves, o ofício estabelece que as assessorias têm de estar atentas às necessidades especiais dos cidadãos. “Queremos chamar a atenção dos órgãos para a comunicação mais acessível.”

[Olho texto=”Um texto alternativo descreve a imagem e permite que softwares leitores de tela sejam utilizados por usuários com deficiência visual” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os portais deverão ter no código de desenvolvimento da página, dentro da ferramenta de publicação de conteúdo, a opção de inserção do chamado “texto alternativo”. Ele descreve a imagem e permite que softwares leitores de tela sejam utilizados por usuários com deficiência visual.

A expectativa é que todos os portais do governo se tornem plataformas adaptadas até o fim de 2018. Atualmente, além da Agência Brasília, todas as administrações regionais e sete das 23 secretarias de Estado já têm sites 100% acessíveis, que permitem o acesso de cegos e surdos à informação pública.

Redes sociais do governo de Brasília deverão ter texto com descrição de imagem

Nas redes sociais, a partir de janeiro de 2018, as publicações que contenham imagens devem ser acompanhadas da hashtag #PraCegoVer, com um texto que descreva a imagem.

Com isso, os programas usados por pessoas com deficiência visual são capazes de narrar o que se vê nas fotos e nos vídeos divulgados. A hashtag já começou a aparecer na página oficial do governo de Brasília no Facebook, e o uso deve ser ampliado ao longo do próximo ano para secretarias e administrações regionais.

[Olho texto=”Ao longo de 2017, secretarias e administrações regionais do governo de Brasília inseriram em seus sites o atalho para o VLibras” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os vídeos sobre entregas e prestação de contas serão legendados sempre que possível. As plataformas de publicação das redes sociais, em especial Facebook e YouTube, têm ferramentas gratuitas que permitem a inserção de legenda após a publicação do vídeo. A subsecretaria estuda modelos para implementar soluções acessíveis a outras redes sociais.

As três iniciativas — texto alternativo nas imagens, hashtag #PraCegoVer e legendas de vídeos — complementam a política de acessibilidade já implementada na comunicação digital do governo.

Todos os sites do governo têm acessibilidade em Libras

Ao longo de 2017, secretarias e administrações regionais do governo de Brasília inseriram em seus sites o atalho para o VLibras — solução aberta e gratuita para geração automática de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) em conteúdos digitais.

Todos os sites contam com a ferramenta no cabeçalho, ao lado do ícone que permite aumentar ou diminuir o tamanho da letra e alterar o contraste da tela.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, com essas medidas o governo de Brasília pretende ampliar o acesso à informação, para que mais cidadãos participem do debate on-line acerca das políticas públicas no DF.

Acessibilidade em portais condiz com a Lei de Acesso à Informação

A política de acessibilidade adotada pelo Executivo local está embasada na Lei Federal nº 12.527, de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação. Ela determina a adoção de ferramentas para garantir a acessibilidade de conteúdo a pessoas com deficiência.

A mudança para deixar os sites acessíveis começou em 2015. Em agosto de 2016, os portais das administrações receberam a plataforma que permite a inclusão do “texto alternativo”. Em fevereiro deste ano, a novidade começou a ser implementada nas secretarias.