19/12/2017 às 17:03, atualizado em 19/12/2017 às 20:38

Prazo para cadastrar blocos e eventos no carnaval é prorrogado para 26 de dezembro

Inscrições podem ser feitas on-line, e documentação será entregue num só lugar. Cadastramento desburocratizado oferece eficiência aos carnavalescos e maior qualidade dos serviços aos foliões

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

O Centro Integrado de Atendimento ao Carnavalesco (Ciac) prorrogou até 26 de dezembro o prazo para cadastro on-line de blocos de rua e de eventos para o carnaval de Brasília 2018. O período original para o registro terminaria nessa segunda-feira (18).

Esta é a primeira vez que o formulário poderá ser preenchido pela internet. O cadastramento representa importante avanço para garantir um carnaval menos burocrático aos carnavalescos e mais eficiente na qualidade dos serviços.

De acordo com a secretária adjunta interina de Cultura, Mariana Soares, a ideia é assegurar que o planejamento da festa ocorra de forma integrada. “A pessoa consegue fazer [a inscrição] on-line e entregar a documentação em um só local, o que tira a burocracia para o evento.”

[Olho texto=”A ação do governo integra esforços com a sociedade para construção de uma política de carnaval que garanta uma folia diversa, democrática e sem cordões” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Embora todo esse processo seja em tempo real, os blocos devem providenciar a documentação física, que pode ser entregue até 15 de janeiro na sala do Ciac, na Secretaria de Cultura.

O centro integrado ainda fará reuniões com os blocos e audiências públicas. Veja os documentos que devem ser apresentados para o cadastro dos blocos.

O planejamento também otimizará a distribuição dos serviços oferecidos pelo governo, como policiamento, atendimento médico e limpeza, uma vez que será possível mapear com antecedência todos os pontos em que haverá festejos na cidade.

Segundo informou a pasta, essa ação integra esforços com a sociedade para construção de uma política de carnaval que vise garantir que a folia brasiliense permaneça diversa, democrática e sem cordões.

A desburocratização faz parte do Decreto nº 38.019, de fevereiro de 2017. O documento traz as diretrizes sobre a festa. O objetivo do marco legal é desburocratizar as manifestações artísticas, proteger o patrimônio histórico e cultural de Brasília e ordenar a ocupação do espaço público.

O carnaval ocorrerá em 13 de fevereiro de 2018. Segundo a Secretaria de Cultura, a expectativa é que pelo menos 200 blocos se cadastrem para festa. No evento de 2017, participaram 118 grupos.