23/12/2017 às 09:06

Brasília recebe mais 18 papa-lixos

Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia, e Estrutural são as localidades contempladas com os equipamentos para armazenar resíduos de forma segura e limpa

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Mais 18 papa-lixos são instalados em Brasília: cinco para os moradores da Estrutural, oito para os do Sol Nascente e outros cinco para os do Pôr do Sol — ambos em Ceilândia.

Mais 18 papa-lixos são instalados em Brasília: cinco para os moradores da Estrutural, oito para os do Sol Nascente e outros cinco para os do Pôr do Sol — ambos em Ceilândia. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Os equipamentos ficam em pontos estratégicos, em que os caminhões tradicionais de coleta do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) não conseguem entrar.

Os contêineres semienterrados têm capacidade de 5 metros cúbicos (equivalente a uma caçamba) e permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, o que minimiza os riscos de proliferação de ratos e baratas.

Um caminhão com braço mecânico retira o material depositado, que é encaminhado para áreas do SLU.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No Sol Nascente já funcionam 13 papa-lixos. Com os oito novos, serão 21, local com o maior número dessas estruturas. “Das áreas onde nossos veículos não entram, o Sol Nascente é a que tem o maior número de habitantes”, explica a diretora-presidente do SLU, Kátia Campos.

De acordo com o SLU, até novembro, foram coletadas 2.063 toneladas de resíduos descartados nesses equipamentos.

[Numeralha titulo_grande=”2.063 toneladas” texto=”Quantidade de resíduos descartados em papa-lixos do DF até novembro” esquerda_direita_centro=”direita”]

A instalação, sem custos adicionais ao governo, está prevista no contrato de limpeza urbana que inclui as regiões atendidas com a medida.

Onde estão os papa-lixos no DF

Para facilitar a busca por papa-lixos do SLU, há um mapa interativo no site da autarquia. Além da localização, é possível ver a área de influência de cada um deles.

No mapa on-line, estão disponíveis ainda informações sobre os terrenos do SLU pelo DF e sobre os papa-entulhos — espaços em que cada pessoa pode entregar, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de resíduos de construção, volumosos (como móveis) e restos de podas. Também são aceitos recicláveis, desde que estejam separados e limpos.

Edição: Raquel Flores