01/01/2018 às 11:24, atualizado em 01/01/2018 às 14:37

Tranquilidade marca festas públicas de réveillon em Brasília

Na virada de 31 de dezembro para 1º de janeiro, a PMDF não registrou crime grave, e o Corpo de Bombeiros atuou apenas de forma preventiva. Celebrações na Esplanada e na Prainha reuniram 44,5 mil pessoas

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

As festas públicas para a passagem de ano em Brasília ocorreram de forma tranquila, sem acidentes ou crimes graves. Além disso, não houve prisões, e, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), apenas um adolescente que tinha o mandado de busca e apreensão em aberto acabou apreendido.

Festas de ano-novo na Esplanada e na Praça dos Orixás ocorreram com tranquilidade.

Festas de ano-novo na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Orixás transcorreram com tranquilidade. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília – 31.12.2017

De acordo com a corporação, foram registradas somente brigas e detidos alguns objetos cortantes, como facas.

O Corpo de Bombeiros Militar atuou apenas preventivamente e não precisou fazer nenhum atendimento de emergência.

Na 5ª Delegacia de Polícia, responsável pela área da Esplanada, também não se registraram ocorrências relacionadas ao réveillon.

Já na 1ª DP, que cuida da região onde fica a Prainha (Setor de Clubes Sul), foi notificado apenas um caso de ameaça.

Apreensões no trânsito e coleta de lixo

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não identificou alterações no tráfego de veículos que estivessem relacionadas aos eventos. Em todo o DF, 67 pessoas foram detidas por alcoolemia (concentração de álcool no sangue), e 81 veículos, recolhidos.

Desde as 6 horas de hoje, 210 garis coletaram o lixo deixado pelo público. Além da Esplanada e da Prainha, eles passaram por pontos como Torre de TV, Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e Setor de Clubes Sul. Até as 11h30, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retirou 10 toneladas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nas duas festividades que contaram com o apoio do governo de Brasília, 44,5 mil pessoas — 40 mil na Esplanada dos Ministérios e 4,5 mil na Praça dos Orixás, mais conhecida como Prainha — saíram às ruas para celebrar a chegada de 2018.

O gasto total com as celebrações — estrutura, contratações e chamamento de artistas locais — foi de R$ 1.965.327,60.

Edição: Raquel Flores