07/01/2018 às 18:22, atualizado em 07/01/2018 às 18:24

Elefante Babu está em observação no Zoológico de Brasília 

Animal apresentou prostração nas primeiras horas deste domingo (7) e começou a receber soro e medicamentos para dor

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Uma equipe formada por veterinários, biólogos, zootecnista e tratadores da Fundação Jardim Zoológico de Brasília acompanha com mais atenção, desde a manhã deste domingo (7), o elefante Babu.

O animal, de 25 anos, apresenta quadro de prostração e não quis se levantar hoje no horário da alimentação.

Ao perceberem a mudança de comportamento de Babu, os técnicos do zoológico o submeteram a uma terapia de suporte, em que são ministrados soro para hidratação e medicamentos para dor e para proteção do fígado.

A coleta de sangue para o diagnóstico completo do mamífero foi feita logo pela manhã. O material seguiu para um laboratório de análise terceirizado. A expectativa é que os primeiros resultados saiam ainda neste domingo.

Esta é a primeira vez que o animal apresenta problemas de saúde. Desde que chegou ao zoológico, em 1995, ele tem boa saúde e é conhecido pelo hábito de jogar terra nas pessoas, como forma de brincadeira.

Babu segue dentro do próprio recinto, mas está reservado do contato com o público e com outros animais. A fêmea Belinha, que divide o ambiente com ele, está em outro cambiamento, ou seja, em uma área com divisória no mesmo espaço.

Babu nasceu no Parque Nacional do Kruger, na África do Sul, e foi transferido para o Brasil por meio de parceria da unidade de conservação com  instituições de outras nacionalidades. Após uma temporada de dois meses no Rio de Janeiro, Babu veio para Brasília .

A transferência para cá visa ao controle populacional da espécie no país africano. Dessa forma, os animais são enviados a zoológicos aptos para receber elefantes.

Edição: Paula Oliveira