09/01/2018 às 14:08, atualizado em 09/01/2018 às 21:01

Agricultores familiares devem entregar propostas para alimentação escolar na quarta (10)

O prazo se encerra às 14h30. Na quinta (11), haverá a reunião pública de avaliação dos candidatos

Por César Filho, da Agência Brasília

Agricultores familiares interessados em abastecer com alimentos as escolas do Distrito Federal devem entregar as propostas na quarta-feira (10) na Sala 308 do Edifício II da sede da Secretaria de Educação (SGAN 607, Projeção D). O prazo se encerra às 14h30.

Elas devem ter a identificação dos fornecedores e da entidade executora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além da relação dos produtos, como tipo, quantidade, preço unitário, preço total e cronograma de entrega.

A reunião pública para abertura das propostas será na quinta-feira (11). As ofertas de fornecedores locais terão prioridade na seleção. Os classificados deverão apresentar amostras dos produtos para serem avaliados.

Programa de Alimentação Escolar no DF em 2018

Por meio do Pnae, o governo federal destina recursos a estados, municípios e ao DF para a compra de gêneros alimentícios que componham os cardápios das refeições nas escolas. O repasse é feito ao longo do ano, em dez parcelas mensais.

[Olho texto=”A variedade de frutos e hortaliças a ser usadas nas refeições dos estudantes subirá de 23 para 29 itens” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Neste ano, o número de regionais de ensino atendidas passará de seis (Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho) para dez (entram também Ceilândia, Gama, Guará e Samambaia). O número de escolas subirá, então, de 186 para 397.

O valor previsto no edital para compra desses produtos também aumentará, de R$ 6,1 milhões, em 2017, para R$ 13 milhões em 2018.

Lei Federal nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que instituiu o Pnae, estabelece que 30% do montante repassado pelo governo federal deve ser destinado à agricultura familiar.

A variedade de frutos e hortaliças a ser usada nas refeições dos estudantes subirá de 23 para 29 itens, com a inclusão de alho, coentro, couve-flor, inhame, pepino e pimentão.

Hoje a lista é composta por abacate, abóbora, abobrinha, alface, banana, batata-doce, beterraba, brócolis, cebola, cebolinha, cenoura, chuchu, couve, espinafre, goiaba, limão, maracujá, morango, repolho, salsa, tangerina, tomate e vagem.

Entrega da proposta para alimentação escolar

10 de janeiro (quarta-feira)

Até as 14h30

Na Sala 308 do Edifício II da sede da Secretaria de Educação (SGAN 607, Projeção D)

Edição: Paula Oliveira