17/01/2018 às 13:56, atualizado em 17/01/2018 às 14:30

Defesa Civil vistoria boates e casas de show a partir de sexta-feira (19)

É o terceiro ano da ação, que tem o objetivo de checar as condições de segurança desses locais

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social

Boates e casas de show do Distrito Federal serão vistoriadas a partir de sexta-feira (19). Até 26 de janeiro, cerca de 30 empresas do ramo receberão a visita de técnicos da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

O objetivo da pasta é checar as condições de segurança dos locais e indicar medidas preventivas para reduzir possíveis riscos a frequentadores e funcionários dos estabelecimentos.

Este é o terceiro ano seguido da operação, que pretende evitar acidentes como o da boate Kiss, em Santa Maria (RS), onde 242 pessoas morreram e 680 ficaram feridas na noite de 27 de janeiro de 2013. A tragédia foi motivada por um sinalizador disparado em direção ao teto, que era revestido por material altamente inflamável.

O coordenador de Planejamento, Monitoramento e Controle da Defesa Civil do DF, major do Corpo de Bombeiros, Denílson Oliveira, explica que a fiscalização pretende identificar pontos vulneráveis nos estabelecimentos.

[Olho texto=”Têm prioridade as novas casas de show e aquelas que não passaram por vistoria no ano passado, além das que apresentaram alguma irregularidade em 2017″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Serão observadas a segurança estrutural, com vistas a identificar rachaduras ou fincas nas paredes, instalações elétricas, saídas de emergência obstruídas, centrais de gás com problemas, além do projeto do Corpo de Bombeiros que considera a localização de hidrantes e extintores de incêndio”, detalhou.

Têm prioridade as novas casas de show e aquelas que não passaram por vistoria no ano passado, além dos estabelecimentos que apresentaram alguma irregularidade em 2017.

A depender da situação, o empresário pode ser notificado para fazer os reparos imediatamente ou em até 30 dias. Se a determinação não for cumprida, Defesa Civil pode interditar a boate ou casa de show.