18/01/2018 às 12:51, atualizado em 18/01/2018 às 18:25

Ilda Peliz toma posse como secretária do Trabalho

Em cerimônia nesta quinta (18), Joana Mello também assumiu um cargo no governo. Ela vai chefiar a Secretaria adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Tomaram posse nesta quinta-feira (18) a secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ilda Peliz, e a secretária adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joana Mello. A cerimônia ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti.

Tomaram posse nesta quinta-feira (18), a secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ilda Peliz, e a secretária adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joana Mello.

Tomaram posse nesta quinta-feira (18) a secretária do Trabalho, Ilda Peliz, e a secretária adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joana Mello. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

“A gente sabe que assumir um cargo de gestão pública não é fácil, mas tenho certeza de que vocês chegam em um momento muito melhor, depois de um esforço grande de arrumação da casa”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na cerimônia de hoje.

Ilda Peliz reforçou a atenção da pasta às demandas da sociedade. “A depender da minha força de trabalho, espero dar as respostas mais justas às mudanças necessárias. Fácil não será, mas não nos falta coragem, vontade, entusiasmo e compromisso.”

Joana Mello, ao elencar momentos da carreira, abordou os novos desafios diante da secretaria adjunta. “Trago minha contribuição em razão da experiência de mais de 35 anos no serviço público federal, sendo grande parte desse período na condição de membro da Advocacia-Geral da União.”

Na cerimônia, o chefe do Executivo destacou as obras do segundo bloco do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, com entrega prevista para este semestre.

Ele ressaltou ainda ações como a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 12, em Samambaia Norte, nesta quinta. Com a abertura da unidade, a região administrativa passa a ter 88% de cobertura da Estratégia Saúde da Família.

Rollemberg frisou o início das atividades do Instituto Hospital de Base; o fechamento do Lixão da Estrutural, que ocorrerá nesta semana com a inclusão de catadores de material reciclável; a universalização da educação infantil; e as obras do Sistema Produtor Corumbá.

Ilda Peliz, secretária do Trabalho

Reconhecida pela Câmara Legislativa como cidadã honorária de Brasília, Ilda ocupou por 22 anos o cargo de presidente voluntária da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Ajudou a levantar R$ 30 milhões em doações para construção e aparelhamento do Hospital da Criança de Brasília José Alencar.

Ela assume a pasta no lugar de Marlene de Fátima Azevedo, que estava no cargo interinamente desde outubro de 2017 e volta a ser a secretária adjunta de Desenvolvimento Social.

Joana Mello, secretária adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Membro da Advocacia-Geral da União, Joana Mello foi coordenadora de Serviços Públicos da Procuradoria Regional da União da Primeira Região.

No governo de Brasília, ocupou, na Secretaria de Justiça e Cidadania, os cargos de subsecretária de Políticas para Justiça e Cidadania; subsecretária interina de Prevenção ao Uso de Drogas; e presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas.

Na Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, foi subsecretária de Segurança Cidadã. Ela vai substituir Márcia de Alencar.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg.

Edição: Paula Oliveira