25/01/2018 às 12:25, atualizado em 26/01/2018 às 12:33

Bocas de lobo são desobstruídas na área central do Plano Piloto

Operação coordenada pela Secretaria das Cidades visa prevenir alagamentos no período chuvoso

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Com o objetivo de prevenir alagamentos no período das chuvas, desde as 9h30 desta quinta-feira (25) uma operação de limpeza de bocas de lobo é feita na região central do Plano Piloto.

Com o objetivo de prevenir alagamentos no período das chuvas, desde as 9h30 desta quinta-feira (25) uma operação de limpeza de bocas de lobo é feita na região central do Plano Piloto.

Com o objetivo de prevenir alagamentos no período das chuvas, desde as 9h30 desta quinta-feira (25) uma operação de limpeza de bocas de lobo é feita na região central do Plano Piloto. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Os trabalhos tiveram início nas imediações da unidade da Asa Sul da Rede Sarah. Nove reeducandos do sistema prisional atuam na ação, coordenada pela Secretaria das Cidades. Amanhã (26), as atividades ocorrerão nas Quadras 707 e 708 Norte.

De acordo com o secretário das Cidades, Marcos Dantas, esse é um trabalho de rotina. “A limpeza já tinha sido feita preventivamente, mas, como choveu muito, atuamos para que não haja problemas futuros”, informou.

São parceiros a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Subsecretaria do Sistema Penitenciário, subordinada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

6,4 mil bocas de lobo desobstruídas em 2017

Segundo a Secretaria das Cidades, em 2017 foram 6.475 bocas de lobo desobstruídas em operações coordenadas pela pasta, que resultaram na retirada de 302 toneladas de resíduos que impediam o fluxo da água nos bueiros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O número inclui os trabalhos feitos nas 29 edições do programa Cidades Limpas em 2017. No último ano, a força-tarefa envolveu 4.613 trabalhadores de 19 órgãos do governo de Brasília.

Edição: Marina Mercante