31/01/2018 às 12:33, atualizado em 31/01/2018 às 19:40

Mutirão da Simplificação fica em Sobradinho até sexta (2)

Iniciativa visa facilitar o registro e o licenciamento de empresas. Em 2017, foram feitos 24.410 atendimentos, e mais de 3 mil pessoas participaram das capacitações gratuitas. O governador Rodrigo Rollemberg participou da abertura do evento nesta manhã

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

A família do estudante de administração Pedro Lélis, de 19 anos, mora em Sobradinho e tem uma vidraçaria na região. Como a maior parte da clientela é do Plano Piloto, eles resolveram abrir uma loja na Asa Norte.

A família do estudante de administração Pedro Lélis mora em Sobradinho e tem uma vidraçaria na região. Como a maior parte da clientela é do Plano Piloto, eles resolveram abrir uma loja na Asa Norte

A família do estudante de administração Pedro Lélis mora em Sobradinho e tem uma vidraçaria na região. Como a maior parte da clientela é do Plano Piloto, eles resolveram abrir uma loja na Asa Norte. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Como Pedro será o responsável, precisou se registrar como microempreendedor individual. “Meus pais estão envelhecendo e passando o negócio para mim”, disse o jovem.

Ele aproveitou esta quarta-feira (31) para participar do Mutirão da Simplificação em Sobradinho e resolver essas questões burocráticas.

Ele ainda vai assistir a uma palestra promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF) sobre o Prospera, programa de microcrédito do governo de Brasília.

[Olho texto=”“Estimular o empreendedor é estimular a criação de empregos”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O mutirão fica no estacionamento do Estádio Augustinho Lima, em Sobradinho, até sexta-feira (2). Esse é o primeiro de 2018. A previsão é atender 600 pessoas e capacitar 250 até 2 de fevereiro.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, passou por lá nesta manhã. “De maio até dezembro de 2017 tivemos 44 mil desempregados a menos no DF graças, em grande parte, a esse esforço colaborativo do governo e do Sebrae no sentido de incentivar esses que são grandes empregadores”, disse.

O chefe do Executivo local destacou ainda os avanços em relação à diminuição da burocracia para micro e pequenos empreendedores. “O licenciamento digital, por exemplo, dá mais agilidade para quem quer regularizar o negócio ou dar baixa. Estimular o empreendedor é estimular a criação de empregos.”

O secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Antônio Valdir Oliveira filho, também participou da cerimônia. “O nosso ambiente empreendedor melhorou muito. O que precisamos agora é popularizar essa informação”, avaliou.

O objetivo do mutirão é fornecer orientações sobre registro e licenciamento de empresas, bem como capacitações e consultorias.

“Temos palestras, cursos e consultorias disponíveis para todos os micro e pequenos empresários da região. E, graças à parceria com o governo de Brasília, é tudo gratuito”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae-DF, Rodrigo de Oliveira Sá.

Todas as informações repassadas são de acordo com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Distrito Federal (Redesimples).

Mais de 24 mil pessoas atendidas nos Mutirões da Simplificação em 2017

Em 2017, houve cinco Mutirões da Simplificação. Os atendimentos contam pela primeira vez com a simplicidade do sistema de Registro e Licenciamento de Empresas (RLE), que acelera a abertura e o fechamento de negócios no Distrito Federal.

No ano passado, 1.056 pequenos negócios deram entrada no RLE e 378 empresas foram licenciadas. Ao todo, 24.410 pessoas passaram pelos atendimentos e mais de 3 mil participaram das capacitações.

As inscrições para palestras e oficinas, bem como toda a programação, estão disponíveis no site (www.df.sebrae.com.br) ou na central de atendimento do Sebrae-DF, pelo telefone 0800 570 0800.

Desemprego cai no DF

A redução do desemprego é, segundo Rollemberg, fruto dos esforços do governo em “arrumar a casa desde 2015”. Entre outras ações, ele destacou:

  • Desativação do Lixão da Estrutural
  • Desobstrução da orla do Lago Paranoá
  • Universalização da educação para crianças de 4 e 5 anos
  • Obras de infraestrutura no Sol Nascente, em Vicente Pires, no Condomínio Porto Rico e na Vila Buritizinho
  • Menor taxa de homicídios dos últimos 29 anos no DF

“Tomamos as medidas necessárias para arrumar a casa e as consequências vocês podem ver: servidores, fornecedores e prestadores de serviço recebem em dia. Podemos fazer novas nomeações. Enquanto 136 policiais militares foram assassinados no RJ em 2017, aqui tivemos a menor taxa de homicídios dos últimos 29 anos”, disse.

Pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante visita ao Mutirão da Simplificação em Sobrainho.

Edição: Paula Oliveira