01/02/2018 às 10:30, atualizado em 01/02/2018 às 10:53

Equipamentos que auxiliam na reciclagem são inaugurados em empresa do SCIA

Cerimônia com o governador Rodrigo Rollemberg marcou o início do funcionamento de um conjunto de 17 máquinas adquiridas pela Capital Recicláveis

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou na manhã desta quinta-feira (1º) da inauguração de um conjunto de 17 máquinas adquiridas pela Capital Recicláveis, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA). Os equipamentos têm tecnologia austríaca e alemã para moer, lavar e secar materiais descartados.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou na manhã desta quinta-feira (1º) da inauguração de um conjunto de máquinas adquiridas pela Capital Recicláveis, no SCIA.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou na manhã desta quinta-feira (1º) da inauguração de um conjunto de máquinas adquiridas pela Capital Recicláveis, no SCIA. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Além de contribuir para a economia de água e energia, o maquinário permite o aumento da produção — vai passar de 200 toneladas por mês para 600 toneladas por mês de granulado de plástico, vendidas para indústrias de embalagem.

“É bom para todos, porque aumenta a produção, cria empregos, recicla material que teria de ser enterrado e é mais uma oportunidade de compra dos produtos dos catadores de material reciclável”, disse Rollemberg.

Ele destacou ainda que, com os galpões de triagem instalados no DF pelo governo, o material a ser reciclado chega a essas empresas com melhor qualidade.

Esse também é o ponto de vista do diretor-presidente da empresa, Jair Vitorino. “O material, quando deixa de ir para o lixão, a qualidade melhora, porque é feita uma coleta seletiva na qual não entra naqueles caminhões coletores que misturam [o resíduo] com o chorume, o que diminui muito a qualidade dos produtos”, explicou.