4/2/18 10:00
Atualizado em 8/2/18 às 11:37

Orquestra Sinfônica abre temporada 2018 com Concerto Indiano

Músicos recebem violinista e cantora convidados como representantes do país asiático. Outras três apresentações gratuitas integram a programação de fevereiro

A orquestra mudou a atração da última terça-feira do mês. Em vez do concerto Merengue Sinfônico, em homenagem ao ritmo da República Dominicana, a sinfônica executará mais duas obras de Tchaikovsky. Alterou também o horário do Concerto Sinfônico, no dia 22. Será às 19h30, e não às 18 horas.

A Índia será reverenciada no primeiro concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro de 2018. Na terça-feira (6), o grupo abre a temporada no Cine Brasília (106/107 Sul), às 20 horas, e recebe como convidado o violinista e compositor Dr. Lakshminarayana Subramaniam.

Edição de arte/Agência Brasília

Conduzido pelo maestro Cláudio Cohen, o músico participa do programa dedicado a composições de sua autoria. Ele estará acompanhado pela cantora Kavita Subramaniam e pelo coro brasiliense Ad Infinitum, dirigido pelo regente Eldom Soares.

Eles executam as obras Shanti Priya, Eri me To, Bharath Symphony e o Hino da Terra letra do poeta indiano Abhay Kumar que já foi traduzida para mais de 30 idiomas.

Nos moldes em que a orquestra homenageou Beethoven ao longo de 2017, os músicos vão celebrar os 125 anos da morte de Piotr Ilitch Tchaikovsky (7 de maio de 1840 — 6 de novembro de 1983).

A exibição de abertura da série em referência ao compositor russo será em 20 de fevereiro, novamente no Cine Brasília. Sob a regência de Cohen, a sinfônica executa Serenata para Cordas, a abertura-fantasia de Romeu e Julieta, e a Sinfonia nº 1.

Na mesma semana, em 22 de fevereiro, uma apresentação extraordinária contará com a participação especial do maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins.

Ele dividirá com o maestro titular a condução do programa de clássicos universais. Entre os compositores escolhidos estarão Beethoven, Elgar, Ennio Morricone, Mozart, Ravel e Shostakovic.

O Concerto Sinfônico ocorrerá no plenário do Tribunal Superior do Trabalho, às 19h30, com acesso livre.

Na a última terça-feira do mês (27), a orquestra volta ao palco do Cine Brasília para mais uma homenagem a Tchaikovsky, com duas peças: Abertura 1812 e Sinfonia nº 5 Opus 64, ambas sob a regência de Cohen.

Programação de fevereiro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional

Edição: Raquel Flores