08/02/2018 às 19:33, atualizado em 09/02/2018 às 12:53

Carnaval de rua do DF contará com segurança de 5,55 mil policiais militares

Esquema especial da corporação foi apresentado na tarde desta quinta (8). Domingo e terça serão os dias com maior reforço devido à previsão de público

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Com previsão de cerca de 2 milhões de pessoas nos blocos e festas do carnaval 2018 de Brasília, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) vai adotar esquema especial para aumentar a segurança da população.

O comandante do Batalhão de Trânsito da PMDF, coronel Alexandre de Souza Oliveira, o chefe Departamento Operacional da PMDF, o coronel Marcilon Back, e o coronel Carlos André da Silva, comandante do CPRM.

O comandante do Batalhão de Trânsito da PMDF, coronel Alexandre de Souza Oliveira, o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Marcilon Back, e o comandante do CPRM, coronel Carlos André da Silva. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O planejamento foi apresentado no Comando-Geral da corporação, na tarde desta quinta-feira (8), em coletiva à imprensa.

Segundo o chefe do Departamento Operacional da PMDF, o coronel Marcilon Back, o plano foi organizado com base nos números previstos para cada folia e nas estatísticas do ano passado.

“Em 2017, a ocorrência mais grave foi um esfaqueamento afastado das áreas de festa, em um veículo em movimento.”

Para o carnaval de 2018, o efetivo contará com 5,55 mil policiais militares em viaturas, no policiamento a pé, a cavalo, de trânsito, em motocicleta, com helicóptero e com as equipes das Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) e do Batalhão de Operações de Choque (BPChoque).

Não haverá revista em todos os foliões que comparecerem aos blocos. As forças policiais vão abordar apenas pessoas que apresentem algum comportamento suspeito.

O coronel Back destacou que o quantitativo de PMs na operação de carnaval em caráter extraordinário não acarretará prejuízo ao policiamento normal da cidade.

A operação terá maior reforço da Polícia Militar no domingo (11) e na terça-feira (13), datas com maior movimento. A previsão de público é de, respectivamente, 546 mil pessoas — nos 33 eventos do dia —, e de 500 mil, em 23 atrações.

Três blocos que tradicionalmente saem no Eixão terão locais alterados

Segundo o chefe do Departamento Operacional da PMDF, três blocos de rua terão de mudar o local das festas, que tradicionalmente ocorrem no Eixão Sul, onde parte de um viaduto desabou na terça-feira (6).

O Baratona e o Raparigueiros ocuparão o Eixo Monumental, e o Engenhoca ficará no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Independentemente do desabamento, essas mudanças já haviam sido decididas. “Os moradores da região reclamavam do barulho, da circulação de foliões nas áreas dos prédios e de depredações depois da passagem dos blocos”, explicou o comandante do Batalhão de Trânsito da PMDF, coronel Alexandre de Souza Oliveira.

Devido a atos de vandalismo em trens da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) no pré-carnaval, haverá reforço de policiais militares em todas as estações de metrô.

Além disso, para deter vans piratas e, principalmente, condutores alcoolizados, a fiscalização de trânsito será intensificada. “Em todo o Brasil, o número de acidentes por motoristas que bebem aumenta muito”, justificou o coronel.

Veja a programação da festa no site Brasília tem carnaval.

Edição: Raquel Flores