11/02/2018 às 09:47, atualizado em 11/02/2018 às 13:23

Curso estimula criação de peixes em Brasília

Demanda por consumo no mercado local ainda é maior que a capacidade de produção. Aulas são gratuitas, e as inscrições, feitas por telefone

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Com atenção, a turma observa as ovas de curimbatã, peixe de água doce encontrado em várias regiões do País, fecundadas no dia anterior.

cursos de piscicultura da secretaria da agriculturaAs aulas gratuitas fazem parte dos cursos de capacitação em tecnologias de piscicultura, em que os alunos aprendem sobre a criação de peixes para consumo.

Os sócios de recria e engorda de peixes Thiago José Magalhães, de 36 anos, e Renato Barbosa, de 40 anos, fizeram o curso em janeiro. Já com dois anos e seis meses de parceria, eles buscavam aprimorar os conhecimentos para cuidar do negócio.

“O mercado exige que a gente se atualize. Se você não for bom no que faz, não tem como estar no meio. Aqui, podemos fazer na prática”, diz Magalhães.

Barbosa concorda. “É o segundo curso que fazemos. Sempre tem um professor com mestrado ou doutorado. Então, tudo que é novidade na área eles passam para os alunos.”

Eles explicam que começaram o negócio pelo mesmo motivo que levou a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural a criar o curso: a demanda por peixes no mercado de Brasília é alta.

Depois de um levantamento de 2015, a pasta apurou que os brasilienses consomem mais peixes do que a produção local consegue atender.

O analista de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária, da Secretaria da Agricultura, e zootecnista Lincoln de Oliveira é o professor e explica: “Nossa intenção é fomentar a piscicultura por aqui porque temos terras com a quantidade certa de água e as condições necessárias”.

Inscrições são feitas por telefone de segunda a sexta-feira

Qualquer pessoa pode se inscrever, basta ligar para o telefone (61) 3380-3112, de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Os coordenadores retornam para confirmar o interesse dos inscritos até fechar a turma, que pode ter até 40 pessoas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os cursos ocorrem mensalmente e são anunciados no site da secretaria. Em dois dias, os alunos têm 16 horas de aulas teóricas e práticas no Centro de Tecnologia em Piscicultura da pasta, na DF-003, entrada na altura do km 30 da BR-040, Granja do Ipê.

Em 2017, 669 pessoas receberam certificados. Como elas usam a estrutura do centro e são ministradas pelos funcionários do local, as aulas não têm custos para a Agricultura.

Inscrição para cursos de capacitação em tecnologias de piscicultura

De segunda a sexta-feira

Das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas

Pelo telefone (61) 3380-3112

Gratuita

Edição: Paula Oliveira