12/02/2018 às 19:09, atualizado em 15/02/2018 às 10:19

Passagem de pedestres da Galeria dos Estados será liberada na quinta-feira (15)

Local começou a receber escoramento definitivo nesta segunda (12). Serão colocados quatro conjuntos de seis vigas cada, que sustentam individualmente até 250 toneladas

Por Mariana Damaceno e Guilherme Pera, da Agência Brasília

O governo começou, nesta segunda-feira (12), o escoramento definitivo na passagem de pedestres da Galeria dos Estados, onde parte do viaduto caiu em 6 de fevereiro. O espaço estará liberado a partir de quinta (15).

O governo começou, nesta segunda-feira (12), o escoramento definitivo na passagem de pedestres da Galeria dos Estados, onde parte do viaduto caiu em 6 de fevereiro. O espaço estará liberado a partir de quinta (15).

O governo começou, nesta segunda (12), o escoramento definitivo na passagem de pedestres da Galeria dos Estados. Espaço estará liberado a partir de quinta (15). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Serão colocados quatro conjuntos de seis vigas, que sustentam individualmente até 250 toneladas para evitar queda. Também hoje, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Nocavap) fez o nivelamento do local.

De acordo com o diretor-presidente da companhia, Júlio Menegotto, a medida é para quem precisar passar pela área se sentir mais protegido. “A área está estável, não está se mexendo, mas colocaremos mais vigas do que é necessário por segurança.”

O espaço ainda terá a calçada recuperada e receberá tapumes para evitar que os pedestres acessem a área do viaduto. Na quarta-feira (14), a Novacap fará poda nas árvores e toda a limpeza do lugar.

Depois de tudo pronto, a área receberá mais sensores, como os colocados ontem, para checar a movimentação, a vibração e o deslocamento da estrutura. O escoramento definitivo permanecerá até o fim das intervenções.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O material utilizado para o escoramento em toda a área, tanto do viaduto quanto da passagem dos pedestres, é o mesmo utilizado para a sustentação da concretagem do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

A própria Novacap faz o corte dos pilares, que são adaptados para caber embaixo do viaduto. O material estava no pátio da companhia, na Epia Sul, desde o fim das obras na arena.

Edição: Marina Mercante