12/2/18 23:44
Atualizado em 15/2/18 às 10:42

Terceiro dia do carnaval de Brasília leva 60,5 mil pessoas às ruas

Maior parte do público se concentrou no Plano Piloto, em blocos como Galinho e Divinas Tetas. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a segunda-feira (12) terminou sem ocorrências graves

Cerca de 60,5 mil pessoas pularam carnaval no Distrito Federal nesta segunda-feira (12), de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

A maioria se concentrou no Plano Piloto. No Galinho de Brasília, cerca de 30 mil pessoas estiveram no momento de maior público. Já o Divinas Tetas reuniu 20 mil. Em Taguatinga, o bloco Asé Dudu teve aproximadamente 3 mil participantes.

A folia terminou sem ocorrências graves. A Polícia Militar do DF registrou, até as 23 horas, seis ocorrências na região do Plano Piloto envolvendo apreensões de drogas, de armas brancas e de arma de fogo. Todos os autores foram conduzidos à delegacia. Em Taguatinga, até o mesmo horário, não foram registradas ocorrências policiais relacionadas à festa.

No Plano Piloto, o Corpo de Bombeiros atendeu 14 ocorrências, nenhuma delas de grande complexidade. Foram empregados 85 militares e 17 viaturas. Em Taguatinga, não foi necessário atendimento do tipo. Na região, 15 militares e quatro viaturas estavam disponíveis para manter a segurança do bloco.

A Polícia Civil registrou 45 crimes relacionados ao carnaval até as 22 horas de hoje. Desses, foram 12 furtos, quatro roubos, uma tentativa de homicídio, dois relacionados ao trânsito, dois por lesão corporal, nove por porte de drogas, entre outros.

Além disso, até as 22 horas, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) removeu 38 veículos e autuou 38 condutores por infrações graves. Durante o dia, a autarquia esteve em sete blocos carnavalescos, com um efetivo de 150 agentes de trânsito, 60 viaturas operacionais, 12 motocicletas, quatro guinchos, duas empilhadeiras e dois drones.

Balanço do Detran-DF desde sexta-feira (9)

De sexta-feira (9) até a noite desta segunda (12), o Detran-DF levou 210 veículos aos depósitos do órgão e autuou 220 condutores, 74 deles por alcoolemia. Não foram registrados acidentes graves nos três dias de festa.

Quanto à limpeza pública, equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolheram 63.785 quilos de resíduos deixados pelos foliões de sexta (9) a segunda (12). Pelo menos 515 garis participaram da operação, e 25.062 sacos foram utilizados na coleta do lixo.