14/02/2018 às 18:53, atualizado em 14/02/2018 às 19:56

Governador vistoria obras no viaduto da Galeria dos Estados

Pistas que ligam os Eixinhos com o Eixão Sul, nos arredores de onde houve o desabamento, serão liberadas nesta quinta-feira (15) para o tráfego de veículos

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

O governador Rodrigo Rollemberg vistoriou as obras no viaduto da Galeria dos Estados nesta quarta-feira (14). O trabalho é feito por equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

O governador Rodrigo Rollemberg vistoriou as obras no viaduto da Galeria dos Estados nesta quarta-feira (14).

O governador Rodrigo Rollemberg vistoriou as obras do viaduto da Galeria dos Estados nesta quarta-feira (14). Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Já estão prontas as intervenções para melhorar a fluidez do trânsito próximo ao ponto em que parte da estrutura caiu em 6 de fevereiro. Foram feitas duas alças de ligação e alargadas duas já existentes. As pistas serão liberadas amanhã (15), bem como a passagem pelo Buraco do Tatu.

Acompanhado do diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto, do diretor-geral do DER, Márcio Buzar, e do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Coimbra, o governador Rollemberg agradeceu a toda a equipe que trabalhou durante o carnaval para garantir a entrega da primeira parte da obra.

“Nós anunciamos que iríamos desobstruir essa parte do Eixão até o dia 19, mas amanhã – dia 15 – certamente já estará liberada a passagem de carros”, afirmou o chefe do Executivo.

O acesso será feito de forma contínua, contornando o viaduto e seguindo o fluxo do Eixo Norte-Sul.

[Olho texto='”Estamos vistoriando todas as pontes e viadutos e vamos fazer todas a obras de manutenção e de reforço estrutural que forem necessárias”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A passagem de pedestres na Galeria dos Estados também deverá ser liberada nesta quinta-feira (15). O espaço receberá tapumes para evitar que os pedestres acessem a área do viaduto.

O governo tem monitorado outros viadutos da cidade e pontes como a do Bragueto, na qual serão feitos reparos na laje. “Estamos vistoriando todas as pontes e viadutos e vamos fazer todas a obras de manutenção e de reforço estrutural que forem necessárias”, ressaltou Rollemberg.

Para a Ponte JK, outra que receberá intervenções, já existe um projeto de reforma. Nesta quarta (14), parte da pista ficou interditada após equipe da Novacap identificar a falta de três peças de borracha responsáveis por proteger as juntas de dilatação.

O trabalho de recolocação dessas peças está sendo feito, e a previsão é liberar a passagem assim que tudo for normalizado.

Erosão na EPGU

Na Estrada Parque Guará (EPGU), uma erosão próximo à pista que liga o Guará II à L4 Sul comprometeu parte da estrutura da via. Uma faixa foi interditada hoje (14) para diminuir a carga de veículos no local e evitar deslizamento.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Por se tratar de uma área de preservação ambiental — ao lado do Parque Ezechias Heringer—, o DER-DF encaminhou um pedido de autorização para iniciar o reparo.

Em nota, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que, por ser emergencial, o trabalho de recuperação do trecho da EPGU será prontamente autorizado.

Segundo a autarquia, as ações serão acompanhadas para que sejam evitados eventuais danos ao meio ambiente decorrente das obras. Depois da intervenção, o local deverá passar por processo de revegetação, de acordo com Plano de Recuperação de Áreas Degradadas a ser apresentado pelo DER-DF.

Edição: Marina Mercante