21/02/2018 às 19:29, atualizado em 22/02/2018 às 22:12

Detran reduz limite de velocidade em duas vias de Ceilândia

Para diminuir a frequência de acidentes fatais, as Avenidas N2 (próximo à estação do metrô) e N3 tiveram limite permitido alterado de 60 para 50 km/h nesta quarta (21)

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alterou, nesta quarta-feira (21), a velocidade permitida em duas vias de Ceilândia Sul. As Avenidas N2 (próximo à estação do metrô) e N3 tiveram o limite reduzido de 60 para 50 quilômetros por hora (km/h). Ao todo, 67 placas foram substituídas nesses dois trechos.

Com base em estudos, vias de Ceilândia tiveram velocidade máxima permitida reduzida

Com base em estudos, vias de Ceilândia tiveram velocidade máxima permitida reduzida. Foto: Renato Araújo/Agencia Brasília

A alteração é uma medida de segurança, já que as duas vias têm grande incidência de acidentes de trânsitos.

De acordo com o estudo Brasília Vida Segura, feito por órgãos do governo local em 2017, a Via N3 é a segunda com maior número de vítimas em Ceilândia.

O diretor-geral do Detran-DF, Silvain Barbosa Fonseca, ressalta a importância da mudança. “Existe grande fluxo de pessoas que passam por essas vias. Há muito comércio, e é preciso um cuidado maior com os pedestres”, pontua.

A fiscalização da nova velocidade vai ocorrer daqui a 30 dias, tempo necessário para a ambientação dos condutores. A Diretoria de Educação de Trânsito vai atuar com ações educativas para quem transitar pelas duas avenidas.

[Olho texto='”Existe grande fluxo de pessoas que passam por essas vias. Há muito comércio, e é preciso um cuidado maior com os pedestres”‘ assinatura=”Silvain Fonseca, diretor-geral do Detran-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Fonseca cita como argumento favorável à medida outros trechos que passaram por redução de velocidade e experimentaram um impacto positivo. Um deles foi a Avenida Araucárias, em Águas Claras.

Desde 2016, o Detran-DF tem feito estudos para avaliar a necessidade de redução da velocidade máxima permitida em algumas vias urbanas com maior fluxo de veículos.

Na Avenida Araucárias, em Águas Claras, o número de acidentes fatais caiu para zero depois da modificação do limite de velocidade até agora. A quantidade de feridos caiu 35% — passou de 61 para 40 ocorrências.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em Taguatinga Norte, em 29 de agosto de 2016, o Detran finalizou o trabalho de redução da velocidade máxima. Na via da QNL, o limite também passou de 60 para 50 km/h. Antes da mudança, houve duas mortes na via. Em 2017, não houve óbito.

A alteração no binário das Avenidas Comercial e Samdu, em Taguatinga Centro, resultou na redução de 48% nos acidentes com feridos, que passaram de 185 para 97 casos.

Edição: Vannildo Mendes