26/02/2018 às 17:14

Público pode eleger melhores filmes do Fórum Mundial da Água

Votação popular, pela internet, já começou e vai até 20 de março. Dez melhores curtas-metragens do festival A Voz dos Cidadãos receberão prêmios em dinheiro

Por Da Agência Brasília

Mais quatro curtas-metragens serão premiados no festival A Voz dos Cidadãos, do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre em Brasília de 18 a 23 de março.

Os filmes vão concorrer na categoria especial Melhores soluções para compartilhamento de água. Cada produção vencedora, de até 4 minutos, receberá 500 dólares — R$ 1.617,25 — pela cotação do Banco Central desta segunda-feira (26).

[box-forum-agua]

O recurso é do Ministério do Meio Ambiente do governo da Coreia do Sul, país sede da 7ª edição do fórum, em 2015.

Além desses quatro, seis filmes ganharão 400 dólares (R$ 1.293,80) cada um.

Participam do festival 110 produções, de 26 países, que podiam ser gravadas em qualquer formato, até mesmo com telefones celulares.

O público pode assistir aos filmes na página do festival na internet, por onde também é feita a votação popular até 20 de março.

Os resultados estarão no site em 23 de março, e a premiação ocorrerá durante o 8º Fórum Mundial da Água.

Entre os concorrentes estão 58 filmes brasileiros, 13 indianos, cinco franceses e quatro ingleses. Todos eles serão exibidos no início de cada uma das cerca de 300 sessões de debates do fórum.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Eles foram enviados por associações, escolas, organizações não governamentais (ONGs) e interessados de todo o mundo na questão da água.

Presidente da comissão do Processo Cidadão, do 8º Fórum Mundial da Água, Lupércio Ziroldo observa que os concorrentes surpreendem pela qualidade e pela representatividade de países.

“A água é um tema que, embora envolva muita gente, costuma ser pouco discutido. As produções enviadas tratam de aspectos educativos e de várias outras vertentes, como espiritualidade, sobrevivência e sustentabilidade”, resume.

Festival foi organizado pelo Filmambiente

O Voz dos Cidadãos foi organizado pelo Filmambiente —Festival Internacional do Audiovisual Ambiental, que tem o objetivo de ampliar a visibilidade das questões ambientais, de forma a inseri-las no cotidiano de todas as pessoas.

A primeira edição do Filmambiente ocorreu em novembro de 2011, no Rio de Janeiro, com 60 inscritos na disputa.

O festival internacional busca apresentar filmes com visões diferenciadas e experiências de diversas partes do mundo sobre questões ambientais e de sustentabilidade para traçar um panorama do pensamento mundial.

Segundo lote de inscrições para o fórum termina na quarta (28)

Quem quiser acompanhar os debates no Centro de Convenções pode se inscrever por meio do site oficial do evento, na aba Inscrições. Os ingressos dão direito à participação da abertura, do encerramento, das sessões do fórum, dos almoços e dos eventos culturais na exposição e na feira.

O segundo lote será vendido até quarta-feira (28). Brasileiros e cidadãos de países que não integram a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) têm 50% de desconto no cadastro.

Estudantes, por sua vez, têm abatimento de até 80% na adesão. A partir de quinta-feira (1º), começa a venda do terceiro lote de ingressos.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

A escolha de Brasília como sede da 8ª edição se deu em 26 de fevereiro de 2014, na reunião de governadores do Conselho Mundial da Água, na Coreia do Sul. Ele será o primeiro fórum no Hemisfério Sul.

Votação popular do festival A Voz dos Cidadãos

Até 20 de março (terça-feira)

Pelo site do Filmambiente

Resultado: 23 de março

8º Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inscrições abertas no site oficial do evento